Lenda da Serpente Encantada de São Luís

Serpente da Lagoa / Foto: Genilda Araújo

Para quem já leu e não entendeu a descrição do Passeio Urbano no cabeçalho do site, a gente explica. Diz a lenda (a mais famosa entre os ludovicenses) que uma serpente encantada de proporção descomunal vive debaixo de São Luís. O gigantesco animal crescerá sem parar até o dia que sua cabeça e sua calda se encontrarem levando para o fundo do mar a Ilha, provocando seu completo desaparecimento.

Conheça a Lenda da Carruagem de Ana Jansen.

A serpente, que já foi cantada pelos poetas e tomou forma pelos artistas plásticos, habitaria as galerias subterrâneas no centro da capital. A cauda do animal estaria na igreja de São Pantaleão, a barriga na igreja do Carmo e a cabeça na secular Fonte do Ribeirão. Os que já passaram por seus túneis dizem que é possível até ver, através da grade de uma das entradas da fonte, a cabeça do monstro, com seus terríveis olhos vermelhos, com boca aberta e uma língua muito comprida e vermelha saindo do meio dos dentes, como descreve Josué Montello em seu romance “Os degraus do paraíso”.

Conheça mais sobre a Fonte do Ribeirão.

Recentemente, em homenagem a São Luís, a Beija-Flor levou para a Marquês de Sapucaí o enredo “São Luís; o poema encantado do Maranhão”. Durante o desfile, a comissão de frente da escola tentou mostrar um pouco desta lenda. Já na capital, no meio da Lagoa da Jansen, hoje existem apenas partes da serpente feita pelo artista plástico Jesus Santos, escultura que fazia alusão à lenda.

31 comentários sobre “Lenda da Serpente Encantada de São Luís

  1. Mas, os amigos cometeram um erro bastante comum aos moradores de São Luís. Vejama bem: De acordo com o escritor e pesquisador Jomar Moraes, a serpente que rodeia a ilha de São Luís é uma. A que está nos subterrâneos do centro histórico, com a cabeça indo de uma igreja a outra, e percorrendo a Fonte do Ribeirão, é outra totalmente diferente. E bem menor. Seria a guardiã do Ribeirão. Geralmente, as pessoas confundem mesmo, mas são duas lendas bem diferentes, que acabaram se moldando através dos tempos. mas, vejam bem. A serpente maior rodeia a ilha, não o centro de São Luís. A outra, sim, está nos subterrâneos da cidade, e se esconderia no Ribeirão. Na verdade, essa lenda foi criada pelos padres e freiras que, na época, utilizavam os então acessíveis subterrâneos que existem embaixo da cidade antiga.

  2. Por que perguntam se é verdade? É uma lenda, e uma bela lenda. E pelos séculos que essa serpente dorme e cresce, seu rabo já teria tocado a cabeça já muito tempo. rsrsrs Aliás, existem diversas lendas de serpentes gigantes e subterrâneas pelo mundo inteiro. No próprio Maranhão, há cidade com lendas de serpentes encantadas. Em Teresina (PI), é uma baleia gigante. rsrsr

  3. e se for verdade..as lendas e mitos nasce de historias contadas a muito tempo atrás,,logo não sabemos de fato se e ou não e verdade essa lenda,
    na ordem,a historia virou lenda, a lenda virou mito, e o mito se perdeu,,acho que pode sim ser verdade, ninguém cria nada e sim conta o que aconteceu.

  4. Oh,que lenda mais linda e encantadora,duvidar por que si o nosso maranhao e o estado mais bonito do brasil,adoro minha terra…..turiacu do maranhao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s