Beiju de tapioca

Beiju com banana e chocolate / Foto: Reprodução internet

Tão bom acordar pela manhã e tomar café acompanhado de um saboroso beiju. A iguaria feita de tapioca tem origem na cultura indígena. O nome é derivado da palavra tipi’óka “coágulo”, o nome para este amido em Tupi; e pode referir-se tanto ao produto obtido da fécula quanto ao prato em si feito a partir dele. O jeito de fabricar a goma e a farinha de mandioca ainda hoje é bem artesanal, parecido com o do período colonial.

Prove o sabor mousse de bacuri, uma iguaria maranhense.

A fécula umedecida é peneirada e espalhada em uma chapa ou frigideira circular aquecida ou em uma assadeira de barro, como faziam os índios. Assada, a goma coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crêpe seco. Um detalhe: se a tapioca ficar mais tempo em fogo alto, algo em torno de 15 a 20 minutos, ela endurece. Suas extremidades ficam fininhas e formam um biscoito crocante e seco que é chamado de beiju.

Nessa massa vai os mais variados recheios. Entre os mais tradicionais está queijo, côco ou simplesmente manteiga. Mas de um tempo para cá, a iguaria foi ganhando ares mais rebuscados e para agradar turistas e os mais diferentes paladares, chefes de cozinha incrementaram novos recheios. Há quem prefira os beijus com carne de seca ou com camarão, outros com queijo e goiabada, ainda há possibilidade de misturar frango com catupiry, ou ainda calabresa e queijo.

Segue então receita de como preparar um beiju.

Beiju com manteiga

Ingredientes

500 g de polvilho

Água até dar o ponto

Manteiga a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma vasilha coloque o polvilho. Em outro recipiente coloque água e sal a gosto. Adicione aos poucos o polvilho. A massa só estará no ponto quando conseguir fazer um bolo na sua mão. O segundo passo é peneirar numa peneira grossa ou escorredor de macarrão. É importante peneirar sem demorar muito, pois a massa pode secar e a receita não dar certo. Depois de peneirada, faça os beijus finos com uma panela grossa, em seguida, passe a manteiga, enrole e saboreie.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s