Exposição de rádios antigos

Foto: Flora Dolores

Por muito tempo o rádio foi a principal forma de comunicação dos brasileiros. Até hoje, figura como um importante canal de informação. Para contar a história da evolução desse veículo, está em cartaz até sexta-feira, na sede dos Correios (Praça João Lisboa), a exposição Rádios Antigos, que reúne 58 peças que retratam a história do rádio no Brasil.

As peças fazem parte do acervo do colecionador Wladir Barreto e a mostra integra as comemorações do Dia Mundial dos Correios, que aconteceu no dia 9 e aos 90 anos da primeira transmissão radiofônica, em 7 de setembro de 1922, quando o então presidente Epitácio Pessoa proferiu discurso histórico no centenário da Independência.

A relação dos Correios com o rádio vem de longe. Quando ainda era Departamento de Correios e Telégrafos, a empresa chegou a utilizar a abrangência e a força das ondas do rádio para localizar os destinatários que não eram encontrados pelos carteiros.

Raridades - Entre as raridades, a exposição conta com um modelo General Electric de 1938 em perfeito estado e ainda funcionando. A peça é a mais antiga da coleção. Outra relíquia é um Philips minivalvulado ano 1954, modelo Transglobe BR-326. “O único exemplar brasileiro dos pouco mais de 100 fabricados”, orgulha-se o colecionador Wladir Barreto.

O rádio Punktal ano 1954 foi fabricado na Alemanha e é caracterizado com desenhos de cruzes que simbolizam uma homenagem aos judeus, que foram perseguidos e mortos durante a Segunda Guerra Mundial. “A Punktal foi uma das maiores financiadoras do regime nazista, esta atitude foi uma forma de reconhecer o erro e homenagear o povo judeu”, conta Wladir

Outra raridade é o Philco Transglobe II, ano 1964. Esta peça tem formato semelhante a uma maleta de médico. Surgiu a partir da necessidade de médicos da época do regime militar, em obter informações sobre o que transcorria na guerra. “Proibidos de ter um rádio, os médicos utilizavam esse modelo para passar despercebido pelos soldados e receber as informações que chegavam pelos rádios”, explica o colecionador.

Serviço: Exposição Rádios Antigos, na sede dos Correios e Telégrafos (Praça João Lisboa), até sexta-feira (19), das 8h às 12h e das 14h às 17h. Entrada franca.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s