Guaraná Jesus, o sonho cor de rosa

Coca-Cola, que nada! Aqui no Maranhão o que está sempre na mesa acompanhando as refeições é o Guaraná Jesus, um dos refrigerantes regionais mais famosos do mundo. Preferência entre a maioria dos maranhenses, o refrigerante agrada pelo sabor adocicado e por sua cor (rosa). Apesar de algumas pessoas o acharem meio enjoativo. Este é meu caso.

A Jesus (como é comumente chamada a bebida) só é comercializado no nosso estado e no norte do Tocantins. É claro que empresários maranhenses ou pessoas que têm uma relação com o Maranhão vendem o produto em alguns estabelecimentos em cidades como o Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo. Mas, oficialmente, são apenas 45 mil pontos de vendas, segundo a Renosa, empresa que realiza a distribuição do refrigerante. A empresa, contudo, diz ser confidencial a quantidade de litros vendidos. Há quem acredite que ultrapassa a quantidade da Coca-Cola.

Conheça também a tiquira, cachaça maranhense em tons de lilás.

História – O Guaraná Jesus é obra do farmacêutico Jesus Norbeto Gomes. Ele, em sua empresa, produzia medicamentos como antigripais, por exemplo. O negócio era próspero, por isso Jesus Gomes decidiu adquirir algumas máquinas gaseificadoras que ficaram paradas durante algum tempo depois de problemas com patente de um produto. Foi então que o farmacêutico resolveu produzir águas gasosas e refrigerantes, para dar utilidade às máquinas.

Depois de muitas misturas e degustações entre os amigos, Jesus Gomes consegue encontrar a fórmula de sucesso que conhecemos hoje e que agradou ao paladar. Em 10 de março de 1927, ele recebe o aval do Departamento Nacional de Saúde Pública que afirmou ser o produto bom para consumo. Além do refrigerante o farmacêutico ainda fez Água Mineral, Água de Mesa, Gengibre Jesus, Água Tônica Três Quinas, Licor de Mate, Lupo Mate, todos com a marca Jesus.

Curta a fan page do Passeio Urbano no Facebook

Além de produzir as bebidas, Jesus Gomes fazia questão de pensar nos rótulos. Foram pelo menos três, até que no quarto, o farmacêutico decidiu utilizar sua própria assinatura, usada até hoje, claro com suas devidas reformulações. E foi entre 1950 e 1960, que o guaraná ganhou o slogan “O sonho cor de rosa das crianças”.

Atualidade – Desde 2001, a fórmula do Guaraná Jesus é propriedade da Renosa (empresa da Coca-Cola), que investiu um uma mudança na identificação visual do refrigerante. Com rótulos e latas diferentes, a Jesus ganhou o slogan “Guaraná Jesus. O sabor de se viver no Maranhão”.

A popularidade do mais conhecido refrigerante do Maranhão vai contra toda a lógica publicitária, pois até 1998 nenhuma propaganda do produto tinha sido veiculada em qualquer meio de comunicação.   Recentemente, com o prêmio internacional de design conquistado pela agência DIA Comunicação pela campanha de renovação da embalagem da Jesus, o refrigerante foi destaque em veículos de comunicação nacionais e nas redes sociais na internet.

Dica: Nunca abra a garrafa do refrigerante Jesus quando a bebida estiver quente. Ela deve estar bem gelada, ou é capaz de não ficar quase nada na garrafa. A bebida explode tal qual espumante. Evite também sacudir a garrafa.

Com informações da jornalista Roberta Gomes, em reportagem publicada no Jornal O Estado do Maranhão. A jornalista é bisneta do farmacêutico Jesus Noberto Gomes.
Anúncios

18 comentários sobre “Guaraná Jesus, o sonho cor de rosa

  1. Pode acrescentar Fortaleza/CE como cidade beneficiada com pontos de venda do Guaraná Jesus. Primeiramente pela Galeteria Pingão (é, a mesma de São Luís) e agora também o grupo Parque Recreio anuncia a venda do refrigerante em suas lojas.

  2. Moro em Santo André SP, gostaria de saber onde encontro o guarana Jesus, para poder comprar e conhecer o Produto.

  3. É meu refrigerante preferido. Quando vou a são Paulo ou à Bahia visitar meus irmãos, sempre levo. Eles adoram!!!

  4. Que post mais legal ^^ Nem sabia a hst do Guaraná Jesus!Apesar de não tomar mais refri [ e de que quando tomava, preferia Coca] adoreei as informações!

    beeeijos ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s