Tiquira: a cachaça lilás

Tiquira – Foto do site br.olhares.com

As cores exóticas das bebidas maranhenses não são exclusividades do Guaraná Jesus, como a gente já falou no post anterior. A tiquira também tem seus brios. Sua cor lilás (azulada) chama atenção nos mercados e feiras onde tradicionalmente é vendida. Mas quem já provou o sabor adocicado da Jesus, não pode se deixar levar pela cor desta bebida. Mas afinal, o que é tiquira?

Para quem não conhece, a tiquira é a pinga maranhense, uma bebida destilada feita a partir da raiz da mandioca e possui um alto teor alcoólico (38 a54%). A herança é dos índios amazônicos que aproveitavam tudo da mandioca. A aguardente, produzida pelas mulheres, era oferecida por elas aos maridos (guerreiros) que chegavam das batalhas como forma de honraria.

Conheça também o refrigerante Jesus, o mais popular do Maranhão.

Produção – As raízes são lavadas, raladas e trituradas, para eliminar o componente tóxico da raiz. Depois a massa peneirada ganha formato de beiju e vai para o forno. A graduação alcoólica da tiquira varia de36 a 54 graus, semelhante a da cachaça. Em seguida, após assado, os beijus são estocados em ambientes quentes e úmidos e para que ocorra a proliferação dos esporos de fungos (de cor rosada) que aparecem em três ou quatro dias.

Um das etapas mais demoradas na fabricação da tiquira é a fermentação. A massa da mandioca descansa por até 8 dias. Dorna é como o pessoal chama as caixas de madeira onde os beijus são dissolvidos com água. Após a fermentação, o mosto (a mistura) vai para os alambiques de barro ou de cobre, onde ocorre a destilação, ou seja, a separação do álcool. O que sobra é descartado.

Mercado da Praia Grande – Foto / Paulo Soares

Para diferenciar da cachaça comum, a branca, os produtores de tiquira colocam folha de tangerina para dar a coloração lilás/azulada da bebida.A produção da tiquira é uma das fontes de renda no leste do Maranhão.Em São Luís, um dos principais pontos de vendas da tiquira é a Casa das Tulhas (Mercado da Praia Grande).

Anúncios

Um comentário sobre “Tiquira: a cachaça lilás

  1. Hoje em dia as folhas de tangerian foram trocadas por gotas (generosas algumas vezes) da famosa “violeta” ou seja, permaganato de potássio (acho). A troca foi feita pq a coloração feita com as folhas é bem mais demoradam e a indústria/comércio/turistas não podem esperar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s