Bumba meu boi do Maranhão

Quando se fala em cultura maranhense, logo vem à cabeça “bumba meu boi”. Pois bem, esta é a maior tradição folclórica do estado. No Maranhão, o bumba meu boi é do São João, o santo padroeiro da “brincadeira”, uma representação fiel da reunião da cultura dos povos que formaram o estado: o negro, o índio e o branco.

A manifestação folclórica é uma espécie de ópera popular que se desenvolve em torno do desejo de Catirina, uma negra que trabalha na fazenda de um rico fazendeiro. Grávida, ele diz ao marido, pai Francisco, que quer comer a língua do boi mais querido do patrão. Para não fazer a desfeita à mulher, ele mata o Mimoso.

Quando o amo descobre que seu animal está morto, manda seus vaqueiros apanhar o culpado. E vão atrás de Pai Francisco, que é descoberto. Este, para não morrer, diz conhecer um pajé que poderá ressuscitar o novilho. O que de fato acontece. O poderoso índio cura o Mimoso que se levanta e dá um grande urro para a alegria de todos.

A representação do auto do bumba meu boi já não é mais tão frequente nas apresentações dos grupos pela cidade, resumindo-se às danças e narrações curtas da história de Pai Francisco e Mãe Catirina.

Sotaques – Mais as apresentações dos bois maranhenses diferem de um grupo para outro, ou melhor, de um sotaque para outro, que representam os estilos, as formas, as expressões decada grupo. Ao todo são cinco sotaques principais que possuem ritmos, indumentárias, instrumentos, toadas e danças próprios. São eles: sotaque de matraca, sotaque de zabumba, sotaque da baixada, sotaque de costa de mão e sotaque de orquestra. Existem ainda registros de variações de sotaques no interior do estado.

Conheça os sotaques:
Sotaque de Zabumba
Sotaque da Baixada
Sotaque de Costa de mão
Sotaque de Matraca
Sotaque de Orquestra

Imagem: Governo do Estado.

Anúncios

3 comentários sobre “Bumba meu boi do Maranhão

  1. Olá, mora em Belo Horizonte tenho muita vontade de conhecer o bumba-meu-boi do Maranhão, estou indo pra lá agora em setembro tem chances de ver um boa meu boi nessa época ?

    1. Dificilmente. No fim de semana teve duas apresentações durante o Festival Internacional de Folclore do Maranhão. Talvez você consiga ver a morte dos bois. Mas não é garantia. pois esse ritual não tem uma data específica. Cada grupo faz em datas que lhe aprouver. Se souber de alguma coisa, avisamos você. Aproveite e curta nossa página do Facebook https://www.facebook.com/PasseioUrbano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s