A cidade em quadros

Fabio Moon e Gabriel Bá, quadrinistas / Foto: Anderson Corrêa

Se um super-herói fosse criado para viver em uma cidade como São Luís, com certeza não seria o Homem-Aranha, já que aqui não existem grandes arranha-céus. Mas então, como seria o personagem ideal para uma história ambientada na capital maranhense?

Quem poderá dar uma resposta a essa pergunta são os gêmeos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, de 34 anos, que têm a missão de interpretar em desenhos a Ilha para a 11ª edição do projeto “Cidades Ilustradas”, da editora Casa 21. Para isso, eles estão visitando alguns dos lugares mais interessantes de São Luís para descobrir os segredos guardados ao longo dos quase 400 anos da capital maranhense.

Segundo os irmãos, a preocupação maior do trabalho é mostrar as relações humanas existentes aqui. “As nossas histórias focam muito nos personagens e como eles se relacionam. A gente tenta abordar o trabalho, a família, como a gente vive em sociedade, para onde a gente vai, porque esses são temas atuais. Procuramos refletir esse momento. Esse é o diferencial do nosso trabalho”, conta Moon.

Estilo – Seguindo um estilo diferente de muitos outros quadrinistas, os gêmeos optaram por não focar seus trabalhos em super-heróis. “Nós seguimos outro caminho, mais parecido com os livros. Cada história tem seu próprio personagem. Não criamos uma turma, um herói, um detetive, que se repetem em uma série, mas sim um personagem específico, geralmente uma pessoa comum. O importante é o que acontece com ele e como ele lida com determinada situação”, explica Moon.

Mas isso não impede que criem seus heróis. De acordo com eles, se no projeto as relações do personagem forem interessantes este pode sim ser um super-herói. Isso aconteceu recentemente com o “Umbrella Academy”, um dos últimos livros feitos por Gabriel Bá para o mercado norte-americano.

Azulejos e o calor na Ilha serão retratados

A convite da editora Casa 21, os gêmeos chegaram a São Luís para um período de desbravamento da cidade. Referências no cenário dos quadrinhos brasileiros, eles terão a tarefa de ilustrar a capital maranhense em mais um livro da coleção “Cidades Ilustradas”. “A gente nunca veio aqui. Mas tínhamos muita curiosidade de conhecer. Quando recebemos a proposta, fizemos uma pesquisa de uma hora no Google para ver imagens da cidade e se foi bom ver a cidade pela internet está sendo melhor ainda vê-la ao vivo”, garante Moon.

Segundo os irmãos, eles esperam visitar muitos lugares e conhecer muitas pessoas para então esboçar a proposta que norteará o livro. “Chegamos aqui sem nenhuma ideia para não limitar as nossas possibilidades. Não sabemos que personagens utilizaremos, se vamos nos usar como um deles ou se criaremos outros”, afirma.

Mas quando falam do que, até agora, chamou mais atenção, eles não titubeiam: “Os ladrilhos são bem bacanas. É algo que já nos interessava antes e que é bem legal de se ver pessoalmente. Eles produzem uma luz nas casas pelo jeito que refletem o sol”, diz Bá. “Ah! E com certeza o calor. Só não sei com a gente vai colocá-lo na história. Mas tem de ter esse calor todo”, brincou o quadrinista, que carregava uma garrafinha d’água.

Projeto – O “Cidades Ilustradas” já publicou livros com ilustrações de Belo Horizonte, Cidades do Ouro (em Minas Gerais), Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Belém, Curitiba e Florianópolis; e o próximo a ser lançado é Brasília. O livro de São Luís deve ser lançado em 2012, durante as comemorações dos 400 anos da cidade.

A cada volume, um artista diferente é convidado a viajar até a cidade para (re)conhecer a vida, a arquitetura, a cultura e os pequenos detalhes do lugar. Participaram das edições anteriores desenhistas consagrados nacional e internacionalmente como o inglês David Lloyd (V de Vingança), o francês Jano (Métal-Hurlant) e o gaúcho Eloar Guazzelli (Demônios em quadrinhos, adaptação de Aluísio Azevedo).

Reportagem publicada no Suplemento Na Mira, de O Estado do Maranhão, 27/05/2011
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s