5ª Feira do Livro de São Luís

A Praça Maria Aragão irá receber a partir da próxima sexta-feira, 25 de novembro, até dia 4 de dezembro, a 5ª edição da Feira do Livro de São Luís. O logradouro à beira-mar será o principal espaço do evento, que também terá instalações na Praça Gonçalves Dias e no Espaço Cultura.

A estrutura do evento ocupará uma área de, aproximadamente, 6 mil m², onde cerca de 20 espaços serão instalados, entre eles os auditórios José Chagas e Aldo Leite, o Café Literário, o Espaço Jovem, a Casa do Escritor, o Espaço Criança, o CineSesc, o Teatro Reynaldo Faray. Confira a programação aqui.

No Espaço Cultural funcionará o ‘Espaço do Livro’, onde cerca de 60 estandes, com estrutura adequada e ambiente climatizado, reunirão editoras, livreiros e artesãos para exposição e venda de aproximadamente 70 mil títulos e produtos regionais.

Devo dizer que, infelizmente, a Feira do Livro de São Luís ainda está aquém dos principais eventos do gênero do país. Claro que a Feira consegue movimentar a cidade e até propiciar que a população tenha um mínimo de contato com literatura e afins.

As duas primeiras edições foram bem interessantes. Mas das duas últimas só ouvi reclamações. De qualquer forma é válida a atitude da Prefeitura de levar a diante o projeto. Mas quem sabe este ano o preço dos livros façam jus ao título do evento.

Homenagens – Em 2011, a Feira terá como patrono o poeta, cronista, jornalista e membro da Academia Maranhense de Letras, José Chagas. Além dele, também serão homenageados o teatrólogo Aldo Leite, a professora Sônia Almeida, o cantor e compositor João do Vale e o professor e escritor Mário Meireles.

A escolha do patrono influenciou diretamente na escolha do tema “Poesia”, já que José Chagas reverencia bem, por meio de suas líricas, a nostalgia expressa nos casarões, mirantes, azulejos, pedras de cantaria e becos de São Luís, levando o leitor à reflexão sobre o passado e a atual visão social, política, cultural e patrimonial da cidade.

Dessa forma, a campanha criada para este ano levará a frase “Dos mirantes da memória aos becos da saudade, São Luís, revela a tua poesia”, onde a proposta é convocar antigos e jovens poetas a perdurar a tradição literária da cidade.

Confira a programação completa da Feira aqui. Veja também os filmes que serão exibidos pelo Cine Crioula durante o evento aqui.

Com informações da Fundação Municipal de Cultura (Func)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s