Fofão: símbolo do Carnaval maranhense

Fofões / Foto: Biné Morais

Quando eu era criança a minha fantasia no Carnaval não era outra senão a de Fofão, uma das figuras mais tradicionais do reinado de Momo em São Luís, que com seu grito abafado de “Ulá! Lá ! Lá!” é a alegria e o terror de muitas crianças nas ruas da cidade. Para alguns, o fofão tem origem no Polichinelo da Comédia del’Arte italiana, ou ainda semelhanças com o Bulfão medieval e com o Bobo da Corte, cuja função era fazer rir. No caso do Fofão maranhense, trata-se de uma figura galhofeira e irreverente que tenta conseguir dinheiro dos outros foliões com auxílio de uma boneca que leva consigo.

A fantasia do Fofão consiste em um macacão colorido e bem folgado feito de chita ou de cetim, com guizos nas extremidades das golas, mangas e pernas e uma máscara medonha tradicionalmente feita de papel machê ou de borracha, esta comprada em lojas especializadas. Existem também máscaras feitas de papelão ou pano.

Conheça o cazumba, símbolo do São João maranhense.

Fofões no Centro de São Luís / Foto: Setur

Fofões no Centro de São Luís / Foto: Setur

Completam ainda o traje a varinha, usada para espantar os cachorros que sempre tentam avançar nos brincantes, e a já referida boneca, oferecida às pessoas que devem restituí-la com alguma quantia em dinheiro. Ah, quem pega a boneca e não dá o dinheiro é perseguido pela figura até o fim da festa.

Quem é de fora pode encontrar semelhanças com personagens de outros estados como o Clóvis do Rio de Janeiro, o potiguar Ala-Ursa, o Papangu pernambucano e tantos outros bonecos animados que dão vida à Folia de Momo.

Anúncios

7 comentários sobre “Fofão: símbolo do Carnaval maranhense

  1. GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRAR MASCARAS DE FOFÃO DE PAPEL MARCHÊ, EM SÃO LUÍS-MA., OU ARTESÃO QUE CONFECCIONAM.MEU FACEBOOK: FERNANDO COÊLHO.

  2. NEGAR O FOFÃO É NEGAR NOSSA PRÓPRIA IDENTIDADE!!!! POR QUE NÃO SE BUSCAM SOLUÇÕES, POR QUE NÃO HÁ UM POLICIAMENTO MAIS OSTENSIVO???????

    VIVA O FOFÃO, CARNAVAL DO MARANHÃO, TEM QUE TER FOFÃO!!!

  3. Alguém aí já notou que os carnavais de rua de São Luís estão perdendo o brilho?
    O único lugar onde existe fofão no mundo é aqui em São Luís! Não seria um motivo de orgulho?
    Quando era criança, cansei de brincar de fofão, sempre saia com um pedaço de pau para afugentar os cachorros, meu sonho era aquela máscara dos ratos, achava o máximo, hoje, tenho 21 anos, e falta uma semana para o carnaval, mandei fazer um pra mim e saí brincando…
    A realidade que se viu foi só uma, a das pessoas olhando tão admiradas que parecia que isso era de outro mundo… sabe!?
    Não sei se me achavam louco ( o que eu não me importo) ou diferente demais no meio da multidão… ( só tinha eu vestido assim), parecia que a infância de ontem, não contava mais.
    Hoje, todos vão para o interior, se você for pelas BRs é um caos, porque não se tem educação no trânsito e ninguém tem paciência…chegando lá colocam as músicas que querem nas suas caminhonetes possantes , compram enorme quantidade de bebida alcóolica e acham que carnaval é colocar forró, funk e o que mais me entristece – AXÉ, para o povo ouvir, além de ser uma poluição sonora… é um lixo,deviam por no mínimo marchinhas.
    Pra quem não sabe em Recife – PE é considerado crime o carro que for pego com som alto enaltecendo o carnaval da Bahia com músicas de artistas como Asa de águia ou Chiclete com Banana!!! o dono tem o carro apreendido, rebocado e o som é destruído, porque lá se tem repeito e admiração pelo carnaval local, o carnaval do frevo e das tradições de lá, assim como Olinda – PE.

    Será que uma banda de axé como uma dessas é mais importante?
    Será que eles ficam felizes ao pegar nosso dinheiro e levar pra Bahia?
    Será que o carnaval da Bahia já não ganha tanto dinheiro?
    Quer ir pra Bahia vá! mas escute suas músicas lá na Bahia! pelomenos ná nossa época carnavalesca!
    Perdeu-se o respeito!!!
    Eu pergunto : -” QUAL A FIGURA PRINCIPAL DO CARNAVAL MARANHENSE”
    pensou-se logo nele não foi !?
    O fofão, uma manifestação cultural ímpar, não um simples pano florido e uma máscara

    é um personagem que leva alegria e enche de cor os olhos das pessoas!
    Como seria bom ver todo mundo de fofão!!!
    as crianças, os pais, as mulheres, os jovens.
    E o pior é que são esses jovens que acham que é “pagar mico” sair vestido assim, pensando que as garotas não vão dar “bola”, coitados… falo por mim e posso afirmar que elas acham lindo isso !
    Esses jovens que tem vergonha ?! Vergonha é o pai não mostrar a história e a grandeza disso pro seu filhinho , vergonha, é enaltecermos a festa dos outros Estados, vergonha é nos envergonharmos da nossa própria cultura.
    Rio de Janeiro é Rio de Janeiro!!! O que que a gente quer em colocar uma passarela do samba aqui em São Luís!? é pra arrecadar mais dinheiro pra Sarney? é isso?

    Saudade dos antigos carnavais, onde a violência era menor, onde a tristeza ficava em casa…
    Por que o tempo não parou quando eu tinha 7 anos de idade…? Saudade dos carnavais de outrora.
    Obrigado

  4. O que eu ouvi dizer é que, estavam assaltando vestidos de fofão… mas , isso é problema da secretaria de cultura juntamente com a polícia militar/ civil, uma vez que o fofão é o símbolo do carnaval!
    Deviam então criar , buscar meios, para que esses marginais não tivessem tanta liberdade… a preguiça de pensar em soluções é tanta que PREFEREM DESTRUIR, ANIQUILAR OS FOFÕES, UMA VEZ QUE ESSE EXISTE BEM ANTES DE QUALQUER TIPO DE INTERVENÇÃO POLÍTICA OU POLICIAL… POR FAVOR, NÃO DEIXEM O FOFÃO MORRER!!! NEGAR O FOFÃO, É NEGAR NOSSA PRÓPRIA IDENTIDADE!!!
    VIVA O CARNAVAL DE RUA, OS BLOCOS DE SUJO, COMO SEMPRE FOI… VIVA A ANTIGUIDADE, VIVA O FOFÃO!!! PATRIMÔNIO TAMBÉM!!! PATRIMÔNIO!!!!

    1. Verdade, Emilly. As pessoas estão deixando de usar esta fantasia. Lembro até que foi proibido certa vez o uso da máscara por causa de assaltos e outros crimes. Mas, é divertido e muito bacana ver um monte de Fofões na rua. Dá um colorido especial ao Carnaval. Acho que nas cidades do interior a tradição é um pouco mais forte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s