Celebrações para os 400 anos de São Luís

Rua Portugal / Foto: Anderson Corrêa

Fotografia, música, língua portuguesa, arquitetura, história e manifestações culturais são elementos integrantes do universo cultural maranhense, os quais foram escolhidos para as homenagens da Vale aos 400 anos de São Luís. As iniciativas englobam lançamentos de livros, shows com artistas nacionais, apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira e a criação do Museu da Língua Portuguesa. Os projetos terão custos de R$ 30 milhões, sendo parte financiada pela Vale e parte pela Lei Rouanet. Há ainda mais quatro projetos em análise.

O Museu da Língua Portuguesa é uma parceria da Vale com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que cuidará do projeto de restauração e adaptação arquitetônica do edifício do antigo Liceu Maranhense para a construção do espaço. O prédio está situado na esquina da Rua do Giz com a Rua Direita, no Centro Histórico de São Luís. Ele deverá ficar pronto somente em 2013, mas, para este ano, a fachada será recuperada e iluminada, especialmente para as festividades do quarto centenário.

Conheça o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, em São Luís.

“Estamos com a Fundação Vale para a reestruturação desse prédio, que funcionará como um farol da educação, com equipamentos culturais de primeira grandeza. São Luís será a segunda capital brasileira, depois de São Paulo, a ter um museu dessa magnitude”, disse Kátia Bogéa, superintendente do Iphan no Maranhão.

As homenagens da Vale contemplarão também o Inventário do patrimônio azulejar (banco de dados para estudiosos e pesquisadores) e o Prêmio Literário IV Centenário de São Luís, parceria com o Instituto Geia. O projeto do Instituto Geia, encabeçado pelo presidente Jorge Murad, premiará com R$ 50 mil o autor da melhor obra com tema ressaltando origem e a história de São Luís.

Diversidade – Entre os projetos aprovados no segmento da música, destaca-se a turnê Prêmio da Música 2012 em São Luís, cujo tema será o artista João Bosco. Artistas interpretarão músicas do compositor, em shows gratuitos. Em São Luís, serão três apresentações: duas no Teatro Arthur Azevedo e uma em espaço aberto ainda não divulgado.

Conheça a história do Teatro Arthur Azevedo.

A Fundação São Luís Convention and Visitors Bureau, em parceria com o Ministério da Cultura será parceira da Vale em dois projetos. Um deles é intitulado a Grande Música do Maranhão, que consistirá em um panorama musical para resgate das composições musicais que vão do início do século XIX até meados do XX. Outro evento será o Festival Viva 400, que será realizado nos quatro municípios que compõem a Ilha de São Luís. No total, serão 16 etapas, realizadas em diversos bairros.

Fotografia – O livro 400 Anos Luz, do fotógrafo Meirelles Júnior, também será lançado com o patrocínio da Vale. A obra retrata o elo arquitetônico e cultural entre São Luís e Portugal, França e Holanda, historicamente ligados à colonização e fundação da capital. O livro, com 160 páginas de fotos e depoimentos de colaboradores como Ney Bello, Ceres Murad, Elizabeth Rodrigues, Nauro Machado, Cristóvão Buarque, entre outros, será lançado no dia 27 de abril, às 19h, no São Luís Shopping.

Publicado originalmente no Jornal O Estado do Maranhão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s