Buriti

Buriti / Foto: Cristine Rodrigues Santos

O Brasil é tão grande que nele cabem tantas coisas que muita gente não conhece e, quiçá, nunca conhecerá. Uma delas é o buriti, fruta típica do Meio Norte brasileiro. Isso inclui o Maranhão, que possui vastos buritizais. A fruta é o tema deste post da série “Sabores da Ilha”. O buritizeiro (Mauritia flexuosa) é uma palmeira que floresce em em áreas alagadas, como nascentes de rios, olhos d’água, brejos ou lagos, por exemplo. Geralmente parte do tronco fica imersa na água por longos períodos, sem que isso lhe cause dano.

Da série “Sabores da Ilha”, conheça o cupuaçu.

Adulta, o buritizeiro pode alcançar até 30 metros de altura, com tronco liso e solitário. No alto, uma coroa de folhas que chegam a medir quatro metros. Uma única planta pode conter até sete cachos de frutos, com uma média anual de produção de 5 mil frutos. O buriti, de quatro a sete centímetros, tem uma casca externa grossa que se assemelha a escamas com tom castanho-avermelhado.

A parte comestível do fruto é uma massa bem espessa de cor alaranjada. O buriti é fonte alimentar importante para os indígenas amazônicos. Da polpa ainda se obtém óleo comestível, empregado principalmente na fritura de peixes. Da fruta também se faz doces, sucos e sorvetes, vendidos nos mercados e feiras de São Luís. O pecíolo da folha fornece material leve e mole usado na fabricação de rolhas e no artesanato regional, como brinquedos, pequenas caixas, etc. Ainda é usada em cosméticos.

Conheça também o bacuri, na série “Sabores da Ilha”.

Dançarinas do Barrica / Foto: Divulgação

Já as folhas novas do buritizeiro dão cordas resistentes. A fibra é bastante usada no artesanato maranhense. Dela se faz chapéus, rendas, bolsas, cintos e assessórios como braceletes e colares. As Havaianas lançaram coleção recente cujo um dos modelos é feito com esse material. A fibra também é matéria-prima de indumentárias de grupos folclóricos da região, entre ela o Boizinho Barrica.

Veja as Havaianas em homenagem ao Maranhão.

O Passeio Urbano apresenta a receita de Geleia de Buriti. O aspecto e o sabor levemente azedinho lembram o damasco. Combina muito bem com queijos e chocolate. Veja como se faz.

Geleia de Buriti

Ingredientes:

2 litros de vinho de buriti
2 xícaras de açucar, sendo 1 de mascavo
Suco de três limões

Modo de preparar

Misture tudo em uma panela. Deixe ferver até estar com a consistência de geleia. Sirva com pães ou biscoitos.

Anúncios

Um comentário sobre “Buriti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s