São Luís em imagens de Meireles Junior

Capa do livro 400 anos Luz (Reprodução)

Com a temática dos 400 anos da fundação de São Luís, o fotógrafo Meireles Junior percorreu as ruas da capital maranhense para capturar a poesia da formação histórica ludovicense. E com a ideia de homenagear a cidade, Meireles Junior foi mais além, refez os passos dos vários povos que contribuíram para a construção da diversidade cultural da cidade, visitando países como Portugal, França e Holanda.

Dessa proposta surgiu à obra fotográfica 400 anos Luz que, além do resultado heterogêneo de São Luís, vai a fundo registrar as peculiaridades de povos descobridores, colonizadores e invasores, que foram fundamentais para a formação cultural e social da Ilha. Algumas das imagens estão em exposição no São Luís Shopping. “Eu quis fazer uma homenagem a São Luís mostrando-a em todos os aspectos, registrando todos os povos que de alguma forma contribuíram para a formação. É meu presente para a cidade”, define o fotógrafo maranhense.

Outras celebrações pela passagem dos 400 anos de São Luís.

Imagens – A obra demorou quatro anos para ser finalizada. Nesse período, Meireles Junior dedicou-se à pesquisa histórica, à seleção de imagens antigas e ao registro da São Luís de hoje, bem como realizar as viagens para fotografar os países que têm ligação com a cidade. As 80 imagens do livro são pinçadas de quase 30 mil fotografias.

Fotos: Meireles Junior

O resultado desse trabalho é uma poesia visual traduzida por lentes atentas que ora registram a beleza de uma cidade em crescimento e ora denunciam o abandono do patrimônio arquitetônico. Entre as imagens, destaque ainda para as manifestações culturais, a exemplo do encontro religioso anual de grupos de bumba meu boi de matraca na capela de São Pedro.

Poesia – As imagens são intercaladas por textos escritos por pesquisadores, compositores e poetas que se encantaram com o resultado da pesquisa de Meireles Junior. Entre os textos presentes no livro, destaque para a poesia de Nauro Machado e Ceres Costa Fernandes e do compositor Alberto Trabulsi. Depoimentos de Luiz Phelipe Andrès, Ney Bello do músico Marcelo Bonfá e do senador Cristovam Buarque complementam as imagens.

Serviço: Livro 400 anos Luz , R$ 120,00 (à venda pelo site http://www.meirelesjunior.com/ ou na Rua da Mitra, Edifício Atrium Plaza, loja 2, Renascença)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s