Boi Sotaque da Baixada (Pindaré)

Boi de Santa Fé / Foto: De Jesus

Os grupos de bumba meu boi do sotaque da Baixada ou de Pindaré, característico da Baixada Maranhense, são um dos mais encantadores presentes nos festejos juninos em São Luís. Eles se destacam por apresentar toadas com um ritmo mais lento que as dos outros sotaques. Os bois do sotaque de Baixada utilizam instrumentos percussivos como pandeiros, caixas, tambores-onça, maracás e pequenas matracas. De acordo com Apolônio Melônio, as apresentações dos bois desse estilo começam sempre da direita para a esquerda.

Conheça também o Sotaque de Zabumba

Dentre as personagens, encontram-se os rajados, os cazumbas, as índias, o amo e os vaqueiros. Os cazumbas, também chamados cazumbás, utilizam máscaras em formato animalesco e túnicas longas bordadas ou pintadas. Os vaqueiros usam calça e camisa de cetim de manga longa, sobre os quais usam um saiote e um peitoral bordados, respectivamente.

Rajado / Foto: De Jesus

Os rajados usam chapéu alargado na aba frontal dobrada para cima, coberto de veludo preto com testeira bordadas de canutilhos em chuvisco e adornada com penas de emas nas pontas. Longas fitas coloridas são fixadas ao chapéu, pendendo para trás. Vestem calça e camisa em cetim e peitoral e saiote decorado com miçangas e canutilhos, com desenhos em motivo floral, arabescos e imagens religiosas.

Descubra o que são os cazumbas

Capital – Ainda que esse sotaque identifique os grupos localizados na região da Baixada, há muito grupos sediados em São Luís, a maioria formada por pessoas provenientes dos municípios dessa região. É digna de registro a distinção musical dos grupos sediados na região da Baixada dos grupos identificados com o sotaque ‘Baixada’, encontrados em São Luís. Aqueles utilizam instrumentos conhecidos como caixas em sua base rítmica, enquanto estes tocam pandeiros para marcar a percussão do Boi.

Entre os grupos estão o Boi da Floresta de Apolônio, Boi Oriente, Boi União da Baixada, Boi de Pindaré, Boi Unidos de Santa Fé e Boi Penalva do Bairro de Fátima.

Com informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan)

Confira vídeo com apresentação do Boi de Santa Fé,  Sotaque da Baixada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s