Igreja de São João Batista

Fachada da Igreja de São João / Foto: Panoramio.com

Como grande parte das igrejas coloniais do maranhão, a Igreja de São João Batista está localizada no mesmo lugar de sua fundação, mas mostra os sinais de descaracterização resultado das reformas parciais que sofreu ao longo dos séculos. Com fachada no estilo neoclássico, a atual Igreja de São João foi construída na rua que leva o nome do santo, em 1665, pelo governador da Província, Ruy Vaz de Siqueira, português de São Vicente da Beira, que comandou o estado de 1662 a 1667.

Conheça também a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Registros afirmam que esta seja uma reedificação, já que a igreja já existia quando da invasão dos holandeses no Maranhão, em 1641, que, ocupando São Luís, aquartelaram-se nas proximidades do templo. A reconstrução vinte anos depois foi motivada pelas danificações causadas pelos combates entre holandeses e portugueses. A obra teria sido uma forma de penitência do dito governador, que, segundo propagam, mantinha um romance tórrido com uma senhora casada da sociedade maranhense, com quem teve um filho.

A Igreja de São João batista foi colocada sob a proteção dos soldados que, em 1673, tiveram aprovado pelo rei D. João V o Compromisso da Irmandade por eles composta para zelar pela Igreja e proteger a classe. Provavelmente a Irmandade tenha sido composta paralelamente à reconstrução do templo, contudo seu compromisso apenas foi aprovado anos depois. E foi por estar confiada à guarda de soldados, que tinha grande prestígio social na época, que a igreja recebeu melhorias em 1862 pelo governador Inácio Coelho da Silva.

O templo passou por novas intervenções ao longo dos anos, sendo reedificado em 1812. E 1867, o largo do mesmo nome localizado à frente da igreja foi calçado. Para tanto, dali foi retirado o chafariz da Companhia de Águas de São Luís. No século XX, em 1934, recebeu sua última grande reforma, sendo reconstruído.

Conheça a Igreja da Sé (Catedral de Nossa Senhora da Vitória).

Arquitetura – A fachada atual neoclássica da Igreja de São João possui dois pares de pilastras com capitel em estilo coríntio estilizado. Traz ali a inscrição “1665 – SANCTI JOANNIS BAPTISTA ECCLESIA”, como na construção original. No nível térreo, uma porta central, e no superior, cinco janelas com peitoris em baulastradas. Ainda, um frontão triangular, uma cruz de ferro logo acima e duas torres laterais, uma com o sino e outra onde ficava um relógio. Dentro, as alas laterais têm altares em diferentes estilos e épocas e o piso é revestido de ladrilho hidráulico decorado. O altar-mor é quase desprovido de ornamentação.

Visite:
Igreja de São João Batista
Onde: Rua de São João (13 de Maio), esquina com a Rua da Paz, s/n, Centro

Com informações do livro Arquitetura e Arte Religiosa no Maranhão, Iphan-Ma

Anúncios

2 comentários sobre “Igreja de São João Batista

  1. que bacana conhecer uma igreja de são luís,eu nunca fui nela, mas é um prazer conhecê-la,eu necessito conhecer mais já que mesmo morando aqui não conheço as histórias dos pontos históricos da cidade dos azulejos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s