Praça Benedito Leite

Praça Benedito Leite / Foto: Paulo Soares

São Luís não é uma cidade de muitas praças. Uma lástima. Mas entre as poucas que aqui existem, uma das mais bonitas é a Praça Benedito Leite, largo localizado ao lado da Igreja da Sé (Catedral Metroplitana), entre as ruas de Nazaré e da Sé, em frente ao Palácio do Comércio, que abriga as inatalações da Associação Comercial do Maranhão e o Hotel Central. O logradouro já foi chamado de Jardim 13 de Maio, Largo do João Velho e Praça da Assembleia, e recebeu o atual nome em homenagem ao governador do estado e poeta maranhense que incumbiu o engenheiro Anísio Palhano de Jesus de elaborar um projeto paisagístico para o largo.

Conheça também a Praça João Lisboa.

Antes, o espaço era ocupado por casebres. Em 1804, a mando do governo português, as moradias seriam retiradas para a construção do primeiro jardim botânico da cidade, mas o projeto foi abortado logo no início. O que é uma pena para a cidade que até hoje não possui um espaço semelhante. Em 1851, os casebres foram finalmente retirados e o largo foi transformado em amplo jardim que comportava flores e árvores de diversas espécies, cercado por gradil de ferro. O vergel sofreu intervenções nos anos seguintes, quando foram retiradas algumas plantas e postos novos arbustos.

Coreto da Praça Benedito Leite, ao lado da Sé

O projeto paisagístico elaborado por Anísio Palhano de Jesus contemplava a plantação de figueiras, compondo um jardim com doze espaços, destinados ao Panteon Maranhenses, que novamente não teve prosseguimento. A Praça do Panteon foi construída anos depois em frente à Biblioteca Pública, que por coincidência ou não, leva nome do mesmo estadista. Mas hoje, os bustos que integravam a seleta de ilustres maranhenses foram retirados para restauração após ação de vândalos e nunca mais devolvidos.

Praça em 1908, por Gaudêncio Cunha

Inauguração – Com o atual nome, a praça foi inaugurada no dia 6 de março de 1911, data do aniversário de falecimento de Benedito Leite. No local foi posto uma estátua em bronze do ex-governador esculpida na França por Émille Decorchement, uma das poucas peças que remontam aos fundadores da capital. Ressalta-se, contudo, que São Luís não tem o costume de preservar suas obras artísticas urbanas. Das poucas dezenas que adornavam a cidade, são raras as que sobreviveram ao tempo.

A Praça Benedito Leite, ao longo de sua história, sofreu outras intervenções. A mais recente ocorreu em 2006, uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Banco Bradesco, executada pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e acompanhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pelo tombamento do logradouro.

Imagem disponível na internet

A intervenção na Benedito Leite substituiu o piso de cimento por um de alta resistência, semelhante ao que foi utilizado na reforma da Praça Gonçalves Dias. A calçada do entorno, que é de pedra portuguesa e os bancos foram reformados. Também neste ano, deu-se a reforma do antigo coreto, transformado em loja desde as primeiras décadas do século XX, além de conclusão da nova iluminação.

Praça Gonçalves Dias é ponto de encontro de namorados.

Imagem Biblioteca IBGE

Descoberta – Durante a execução da obra foi confirmada a suspeita de que existia uma rua ligando o Largo da Sé à Rua do Giz. Com a retirada do piso de cimento do local foram achadas algumas pedras de lioz, trazidas de Portugal na época da colonização, que seriam o meio fio da rua. Com a descoberta, o projeto inicial passou por uma pequena mudança, autorizada pelo Iphan. Para marcar o espaço onde começava a antiga rua foi marcada uma faixa no piso de alta resistência.

Clique nas fotos para vê-las em melhor resolução.

Com informações do livro São Luís: Ilha do Maranhão e Alcântara.

Anúncios

Um comentário sobre “Praça Benedito Leite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s