Primeiro automóvel em São Luís

Nhozinho Santos e o primeiro automóvel em São Luís

Já falamos dos bondes que substituíram as carruagens e tílburis que circulavam por São Luís, ainda no final do século XIX em posts anteriores. Agora chegou a vez do automóvel. O primeiro a circular pelas ruas estreitas da capital maranhense foi o Speedwell, modelo Phaeton, segundo artigo de Fernando Silva, na Revista Ventura. O proprietário era do carango Joaquim Moreira Alves dos Santos, o “Nhozinho Santos”, o mesmo que introduziu o futebol no estado e hoje dá nome a um dos estádios da cidade.

Conheça também a história dos bondes de São Luís.

Na foto acima, o maranhense mostra o veículo em foto de Gaudêncio Cunha, para a Revista Norte, em 1905, ano que Nhozinho Santos regressa à terra natal, formado técnico em indústria têxtil, na cidade de Liverpool – Inglaterra. O automóvel era um “open touring car” ou carro descapotável para passeio, de quatro lugares, motor De Dion Bouton, monocilíndrico, a gasolina.  No Brasil, o primeiro carro chegou pelo visionário Alberto Santos Dumont. Em 1891 ele passeava pelas ruas de São Paulo num Peugeot, motor de 3,5 HP, comprado por seu pai na Usina de Valentigney, na França.

Já em São Luís, Nhozinho tratou logo de ensinar alguns empregados da sua empresa Fabril. Os dois primeiros habilitados, Sebastião Raimundo dos Santos e Otaciano Pereira, tornaram-se chauffeurs profissionais, desempenhando aquela atividade até quando a idade permitiu. O primeiro tornou-se, futuramente proprietário de automóvel de praça, e seu último carro, um reluzente Mercury, cinza claro, ano 1951, fazia ponto no Posto Vitória. Otácio, nome com o qual Otaciano ficou conhecido, ao longo de muitos anos, foi motorista particular do industrial Adhemar Maia de Aguiar.

Acidente – Em 1914, uma empresa local explorava os serviços de aluguel de automóveis. Naquele ano, no dia 17 de abril, aconteceu o primeiro acidente de trânsito em São Luís. “Um automóvel da firma Teixeira & Branco, conduzindo em seu interior o desembargador Bezerra de Menezes, descia com velocidade adequada a rua do Sol. Aproximando-se o veículo da rua dos Craveiros, surgiu repentinamente um menor correndo atrás de uma bola, e apesar da destreza do condutor, o atropelamento foi inevitável. A vítima faleceu no local. O motorista foi inocentado, contribuindo para esse ato de justiça o depoimento do passageiro e de pessoas que presenciaram a lamentável ocorrência”, conta Fernando Silva, em artigo.

Nhozinho Santos traz o futebol para São Luís.

Um fato curioso, e que reflete uma situação comum hoje em dia, é que a Praia do Olho d’Água foi escolhida, em 1927, para ser local de disputas automobilísticas na cidade. Das primeiras competições realizadas, em 21 de agosto, 18 de novembro e 4 de dezembro, via-se carros das marcas Willys Knight, Buick, Overland Six, Chevrolet e Studebaker, entre outras. Também vale ressaltar que as duas primeiras chauffeuses de São Luís foram Maria José (Zezé) Jorge e sua irmã Gracinha Jorge Martins. Em 1930, elas passeavam pela cidade dirigindo seus automóveis Bentley e Plymouth.

Anúncios

3 comentários sobre “Primeiro automóvel em São Luís

  1. Em 1927, os entusiastas do automobilismo obtiveram permissão legal para organizar corridas de automóveis, e a praia do Olho d’Água foi o local escolhido para as disputas. Das primeiras competições realizadas, em 21 de agosto, 18 de novembro e 4 de dezembro, apresentaram-se veículos das marcas Willys Knight, Buick, Overland Six, Chevrolet e Studebaker, entre outras. A maior velocidade foi de 110 quilômetros, desenvolvida por um Buick Master, motor de 6 cilindros e 70 HP, pilotado por Wilson Nova da Costa, que recebeu como prêmio uma medalha de ouro oferecida pelos concessionários J. Aguiar & Cia.
    Fonte: http://www.comunidadelusobrasileirama.org.br/pgs.php?id_c=72&id_r=13

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s