Bumba meu boi: Patrimônio da Humanidade

Boi de São Simão / Foto: Diego Chaves

O Bumba meu boi poderá ser Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido  pela Unesco. O pedido formal para o título foi entregue à diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Célia Maria Corsino, durante o 2º Fórum Bumba Meu Boi do Maranhão: Patrimônio Cultural do Brasil, realizado na quinta-feira, 30, no Teatro Alcione Nazaré, do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande). Segundo ela, será apresentado em 2013 um dossiê tomando como base o que foi apresentado para o pedido de inclusão do bumba meu boi no Livro das Celebrações.

O dossiê é o resultado final do trabalho de pesquisa e catalogação encaminhado para o Iphan, em Brasília. Nele está um grande volume de documentos do universo desta manifestação cultural que serviram de subsídio para julgamento da procedência de seu registro como Patrimônio Cultural do Brasil, no dia 30 de agosto de 2011.

Entre os conteúdos do dossiê estão documentação fotográfica, pesquisas sobre a dança e a música do bumba meu boi, livros, revistas, trabalhos científicos sobre a manifestação folclórica e materiais como CD e DVD dos grupos de bois maranhenses. Também faz parte deste produto o Dossiê Descritivo do Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão, organizado por Izaurina Nunes, e que hoje se encontra disponível para consulta em sua íntegra no portal do Iphan.

“A Unesco segue alguns procedimentos que impedem o bumba meu boi de ser reconhecido com esse título já no próximo ano. Cada país pode apresentar quantos pedidos quiser durante o ano, mas apenas uma manifestação é reconhecida como Patrimônio da Humanidade por ano”, explicou. De acordo com Célia Maria Corsino, isto deve acontecer em quatro anos, já que também foram pedidos do frevo, do Círio de Nazaré e da capoeira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s