Alfama, cantinho da comida portuguesa

Bacalhau a chefe / Foto: Paulo Soares

Um dos mais boêmios bairros de Lisboa dá nome ao bar e restaurante especializado em comida portuguesa em São Luís. E em uma casa portuguesa, com certeza, não poderia faltar bacalhau, batata, cebola, azeite e, claro, um bom vinho. Esses são os ingredientes que fazem da Alfama um sucesso. O local conquista pelo cardápio tradicionalíssimo e pela receptividade.

Experimente a comida francesa do L’Apero.

A ideia do proprietário Carlos Sousa era oferecer aos ludovicenses um ambiente pequeno, mas bastante acolhedor. Na parede, mapas antigos do Brasil e do Maranhão e três antigos exemplares do pasquim francês Le Petit Journal, que datam do início do século XX, com ilustrações belíssimas na capa. Há ainda um pequeno quadro com gravura do Largo de Camões, em Lisboa, que mostra ao fundo da estátua do escritor português o solar de azulejos azuis que abriga hoje o Consulado Brasileiro em Portugal.

Mas como o assunto é culinária, o Alfama é especializado em bacalhau, carro-chefe da casa. Como tira-gosto, a sugestão são os famosos bolinhos de bacalhau fritos, ou ainda os Pataniscos, feitos com pedaços de lomo de bacalhau.

Sem dúvida, um dos mais saborosos pratos servidos no restaurante é o Bacalhau a Chef. O peixe em pedaços vai com cebola, alho, ervilha, azeitonas e purê de batatas para uma pequena caçarola gratinada ao forno. Uma opção de acompanhamento é o Arroz à Alfama. Quem preferir pode também optar pelo Bacalhau à Alfama. Uma das mais tradicionais receitas da casa leva camarão e molho branco.

Vinhos – O restaurante orgulha-se por ter um dos melhores menu de bebidas de São Luís, que inclui cervejas, vinhos e bebidas quentes. Entre as cervejas, a Sagres (portuguesa), a 1795 (checa), a 8,6 (holandesa) e a Erdinger (alemã) estão entre as possibilidades. Mas quem prefere apreciar um bom vinho português, a lista é grande. Dos vinhos brancos, o Cadão é o mais aconselhado por Carlos Sousa. Há também vinhos verdes, produzidos somente em Portugal, como o Conde de Barcelos, 24 variedades de vinho do Porto, entre eles o Graham´s, Calem Velhotes e Continental, e os vinhos madeiras, muito utilizados no preparo das receitas.

Conheça a tiquira, a aguardente tradicional do Maranhão.

Para adoçar a noite, ou mesmo na hora do lanche, não se pode esquecer os doces: Pastel de Santa Clara, Pastel de Belém, Bons Maridos e Torresmos do Céu, especialidades da casa.

Alfama
Av. Daniel de La Touche, Posto Ipiranga, Parque Shalon
Aberto de domingo a domingo, a partir das 11h – Contato: (98)8885-9888

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s