I Mostra Cultura Ativa no Ceprama

Visitar a 1ª Mostra Cultura Ativa é entrar em contato com a essência de uma cidade que completa 400 anos de história. Além de uma homenagem ao quarto centenário de São Luís, a Mostra é um incentivo à profissionalização dos segmentos culturais que compõem a cadeia da economia criativa da capital maranhense. A primeira edição do evento reúne, em grande miscelânea, a arte e cultura maranhense, até o dia 30 de setembro, no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama).

Ainda tem muita coisa para acontecer nesse último fim de semana do evento. Às 19h, o designer João Ewerton levará para a passarela montada no Ceprama uma coleção de estamparias sobre a iconografia de São Luís, que, por sua diversidade e riqueza plástica, agrega valor estético, e diferencia esse produto no mercado tornando-o competitivo no mercado interno e externo. Segundo o João Ewerton, investir na estamparia como valor a ser agregado na produção de moda local, favorece não só a produção de moda, mas abre um leque de oportunidades para a economia criativa de São Luís.

No campo da moda e beleza, o Grupo de Mulheres Afrobrasileiras em reunião, o Cossangue, mostraram sua experiência criativa. Cabeleireiras e maquiadoras da Liberdade, Fé em Deus e outros bairros da capital apresentarão as diversas técnicas de tranças e apliques de cabelos eu podem ser utilizadas em pessoas de todas as idades, desde bebês até idosos. As apresentações serão feitas das 17h às 21h.

D. Sebastião – Já às 20h, o público poderá conferir a reapresentação do espetáculo Dom Sebastião, 400 anos depois, dirigido pelo dramaturgo Tácito Borralho e com realização da Companhia Oficina de Teatro (Coteatro). Pensado e planejado com base em pesquisas que vêm sendo realizadas há alguns anos pelo diretor e seu grupo, a peça começou a ser ensaiada para esta temporada há três meses. Para dar vida às cenas, foi montado um palco italiano na área externa do Ceprama no qual está posto o cenário.

A montagem une elementos que perpassam pelo catolicismo popular, religiões afro-brasileiras, crenças indígenas e a expressão híbrida do Divino Espírito Santo por meio da revelação da encantaria messiânica do sebastianismo difundido nas costas maranhenses.

Sobre o palco, a peça se desenrola a partir de uma viagem do barco Fé em Deus para Lençóis. “A bordo está a tripulação que acredita, mas não estabelece uma relação de fé profunda e os passageiros que professam essa fé, respeitam e cultuam uma relação estreita com a entidade revelada”, assinala Borralho.

Projeto BR-135 – A sequência de shows do último fim de semana da edição especial do Projeto BR-135 prossegue no sábado, a partir das 18h30, com a apresentação do guitarrista e violonista Edinho Bastos no palco interno do Ceprama. Às 20h, será a vez da cantora Tássia Campos se apresentar no espaço. Às 22h, o palco principal do Ceprama será tomado pela musicalidade do Grupo Afrôs, que une pesquisa em ritmos percussivos às tendências e influências contemporâneas.

No domingo, despedida do Projeto BR-135 especial pelos 400 anos de São Luís, haverá apresentações de Grupo de Camara, às 18h30, e Bumba Jazz, 20h, no palco interno. Já no palco externo do Ceprama a grande atração será Madian e O Escarcéu, às 22h, que lançará o seu disco de estreia, Sinfonia de Baticum. O multi-instrumentista Madian, ao lado do grupo Escarcéu, apresenta composições próprias com elementos de jazz, rock, metal, reggae, tudo estruturado através de batuques singulares da cultura brasileira e maranhense como frevo, samba, bumba meu boi, tambor de crioula, maracatu e outros.

Serviço: 1ª Mostra Cultura Ativa, sexta, sábado e domingo, a partir das 16h, no Ceprama (Madre Deus). Entrada gratuita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s