Casarão abrigará Museu da Língua Portuguesa

Fachada lateral do casarão / Foto: Biaman Prado

O casarão que data do final do século XVIII situado entre a Rua do Giz e a Rua Direita, no Centro de São Luís, foi completamente restaurado para receber o Museu da Língua Portuguesa – Maranhão. A reforma do prédio faz parte das ações da Vale em comemoração aos 400 anos de São Luís. Ali funcionou o Liceu Maranhense e, também por isso, foi escolhido como sede da casa de cultura que enaltecerá a língua pátria.

Conheça também o Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

O Museu da Língua Portuguesa – Maranhão será um espaço cultural moderno e interativo que unirá beleza da arquitetura local à riqueza da língua como patrimônio imaterial. Na reforma, os mais de 120 profissionais que trabalharam na revitalização do edifício colonila se preocuparam em resgatar as características arquitetônicas originais. O projeto primou por restaurar a fachada, que ganhou tons de verde, reforçar a estrutura e fazer adaptações internas para que pudesse abrigar um espaço museológico, além de refazer as enquadrarias em madeira de lei e a cobertura, que utilizou mais de 3 mil telhas de cerâmica fabricadas em Timon.

Para o processo de restauração, os profissionais que trabalharam diretamente no projeto fizeram prospecção arquitetônica do espaço para identificar a formação histórica e as transformações e reformas pelas quais o prédio passou. Além de ter abrigado o educandário, por onde passaram personalidades como escritores e poetas da terra, foi sede da Empresa Maranhense de Pesquisas Agropecuárias, ficando sem utilização por mais de uma década.

Após a reforma, uma equipe começará a trabalhar na produção museológica do Museu da Língua Portuguesa – Maranhão, que deve ser aberto ao público no próximo ano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s