Sampaio Corrêa Futebol Clube

Equipe do Sampaio no campo do Luso / Foto: Reprodução

Sampaio surgiu com o grupo de rapazes que jogavam  em um campo existente no Largo do Santiago, no Bairro de São Pantaleão. O nome é uma homenagem ao hidroavião Sampaio Corrêa II, que aportou em São Luís no dia 12 de dezembro de 1922, sob o comando do piloto brasileiro Pinto Martins e do americano Walter Hinton. O avião tinha sido doado pelo senador carioca José Mattoso de Sampaio Corrêa, presidente do Aeroclube Brasileiro. Esse teria sido o segundo avião doado por ela. O Sampaio Corrêa I pegou fogo. Do uniforme usado pelos pilotos originou o a primeira equipagem do clube: era uma camisa verde e amarela, em linhas verticais e uma calça caqui.

Nhozinho Santos traz o futebol inglês para São Luís.

No dia 25 de março de 1923, na residência de Inácio Coxo, localizada em uma das ruas do bairro do Lira, que dá acesso à rua do Passeio, um grupo de jovens peladeiros, sob o comando de Vital Freitas e Natalino Cruz, resolveu criar a Associação Sampaio Corrêa Futebol Clube, oriundos do antigo Remo F. Club (1920), formado por operários e jovens de pés descalços, sendo escolhido para ser o seu presidente o desportista Abrahão Andrade.

Vitórias – O Sampaio Corrêa foi conquistando muitas vitórias e tornou-se em pouco tempo o “Campeão Suburbano”. Motivado, o time desafiou o grande Luso Brasileiro, à época o campeão maranhense e maior potência do estado. O primeiro compromisso oficial entre os dois clubes ocorreu em 26 de abril de 1923. A partida aconteceu no campo da Rua do Passeio, com arbitragem de Antero Novais, e terminou com a vitória da do Sampaio Corrêa por 1 x 0, com gol de Lobo, feito aos quatro minutos do primeiro tempo, quebrando a invencibilidade de longo tempo do Luso Brasileiros. A primeira equipe do Sampaio era a seguinte: Rato; Zé Novais e João Ferreira; Roi Bride, Chico Bola e Raiol; Turrubinga, Mundiquinho, Zezico, Lobo e João Macaco.

Os primeiros títulos do clube vieram somente nos anos 1930, quando conquistou o bicampeonato de 1933 e 1934, enquanto que nos anos 1940 também conquistou apenas dois títulos estaduais, vendo a supremacia do rival Moto Club, que, na época, ainda bem jovem, não era o principal rival do time, honra que cabia ao Maranhão. Hoje, Sampaio Corrêa é o clube que possui mais títulos do Campeonato Maranhense de Futebol profissional com 31 conquistas, sendo oito títulos conquistados de forma invicta.

Mascote: Com o sucesso do filme Tubarão, no início dos anos 1980, o Sampaio Correa ressuscitou um antigo apelido lá dos anos 50, que trouxe de volta o seu mascote oficial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s