7ª Mostra Sesc Guajajara de Artes

As artes dança, teatro, música, literatura, pintura, escultura e cinema estarão reunidas na programação gratuita da 7ª Mostra Sesc Guajajara de Artes. O evento, que este ano tem como tema Arte e público: suas multirrelações, acontece de hoje ao dia 1º de novembro, em diversos pontos da cidade.

A edição deste ano terá seu início oficial nesta quinta-feira, às 15h30, com um cortejo que se iniciará na Praça Deodoro e seguirá pela Rua Grande, Largo do Carmo, Beco da Pacotilha, Rua do Giz e culminará na Praça Nauro Machado. Durante o trajeto, o público acompanhará a sequência de músicas e brincadeiras da Trupe dos 40, do Laborarte, do Maratuque Upaon-Açu, da Cia. Street Master, da Cia. Sesc de Dança, Xangô Caô, Banda de Fanfarra, Tambor de Crioula do Mestre Amaral, bloco Os Foliões e os grupos Improviso,Gamar, HUHUHU Circo Teatro, Cara de Arte e Afro Omnirá.

Após o cortejo, na Praça Nauro Machado (Praia Grande), a partir das 19h30, acontecem os shows da banda Raiz Tribal, Beto Ehongue e Canelas Preta e dos grupos convidados da Paraíba, Chico Correa Poket Band e Cabruêra.

Terminais – O evento também movimentará os terminais de integração da Praia Grande, Cohab e Cohama, onde os usuários de ônibus poderão apreciar intervenções artísticas e instalações enquanto esperam os coletivos. A área de vivência do Campus do Bacanga – Universidade Federal do Maranhão (UFMA) receberá na sexta-feira, às 12h, espetáculos teatrais como A caixa, da Cia. Arte de Doi2, e Chita, Batuque e Filó, Ó, do grupo Afrôs.

Grandes espetáculos teatrais maranhenses, que estrearam este ano, e grupos convidados de outros estados farão apresentações gratuitas. Entre os destaques, estão as peças O mulato, que será exibida dia 29, às 20h, no Teatro João do Vale, Ana do Maranhão, dia 30, às 20h, no Teatro Alcione Nazaré e O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas, da Trupe Ensaia Aqui e Acolá (Pernambuco). Essa última será apresentada amanhã, às 20h, no Teatro João do Vale.

Oficinas – Além de aproveitar as apresentações, o público poderá participar de oficinas de formação das mais variadas áreas. Para quem gosta de cinema ou de música, serão oferecidos mini-cursos de realização de curtas-metragens, iniciação para DJs e Oficina de Teatro Lambe-lambe Da micro-cena ao macro-olhar. Para os interessados em cultura popular, haverá também oficinas de Arte Indígena, Corpo-Caboclo: treinamento físico e expressividade, Técnicas circenses e Corpo e presença na cena.

A programação da mostra oferecerá ainda a apresentação do sucesso teatral Pão com Ovo, da Cia. Santa Ignorância, dia 30, às 19h30, no Teatro João do Vale. O encerramento, no dia 1º, terá uma programação especial chamada Over12, que oferecerá performances de dança e teatro, morte do boi Brilho do Sesc, a partir das 12h, no Sesc Deodoro. O Over12 também acontece na Praça Nauro Machado, onde a atração principal será a realização do Projeto BR 135, a partir das 19h, com Eletro Acústico do Preto Nando e Purple Chili, seguido da apresentação do grupo brasiliense Coletivo Criolina e finalizando com show da renomada dupla maranhense Criolina, formada por Alê Muniz e Luciana Simões. Para conferir a programação completa, acesse http://mostrasescguajajaradeartes.blogspot.com.br/.

Texto publicado originalmente em O Estado do Maranhão (25/10/12)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s