Pedalando pelas ruas de São Luís

Grupo na escadaria da Praça Nauro Machado

Grupo na escadaria da Praça Nauro Machado / Foto: Arquivo Daniela Madeira

Ela fez parte da infância de muitas pessoas, mas hoje a bicicleta é um estímulo ao bem-estar e à saúde de gente grande que se reúne para pedalar pelas ruas de São Luís, apreciando o cenário cosmopolita e selando novas amizades. O começo foi tímido, mas a nova moda agora faz parte do cotidiano de muitos ciclistas não profissionais da cidade, que aproveitam as horas vagas para praticar a atividade que pode ser aliada na adoção de um estilo de vida mais saudável.

Em São Luís, o grupo Pedal Bike Etc, formado há pouco mais de dez meses, tem dado um upgrade no modo de andar de bicicleta pela Ilha. Iniciado pelo publicitário Denes Veloso, 28 anos, que convidou alguns amigos para praticar o ciclismo, o grupo cadastrou inicialmente 40 pessoas, hoje congrega uma média de 70 “pedaleiros” e está em constante ascendência, chegando a reunir até 90 pessoas durante os passeios ciclísticos.

A concentração dos “pedaleiros” para o passeio é na Avenida Litorânea. Os roteiros são diversos. De lá, saem em direção a outros pontos da cidade, como o Centro Histórico e pelas avenidas de São Luís. Os encontros ocorrem as terças e quintas-feiras, com percursos que variam de 25 a 45 quilômetros. Durante o cicloturismo, o grupo dá uma grande volta na cidade passando pela Praia Grande, indo até o aeroporto e retornando pelas avenidas Guajajaras, São Luís Rei de França, até chegar novamente à praia do Calhau.

Trilhando – Se nas ruas de São Luís os ciclistas têm cada vez mais visibilidade, as estradas estreitas que cortam a cidade e ligam municípios da Ilha e de todo o estado começam a ser tomadas pelos cicloturistas, no projeto Pedal Trilha, que é realizado nos finais de semana. “Não ficamos somente no asfalto. Aos domingos vamos desbravando a cidade. Vamos também para Morros e Alcântara. Mas é preciso que o ‘pedaleiro’ tenha um bom conhecimento no esporte para participar”, afirmou Denes Veloso, que iniciou o grupo.

Para quem não tem tanto domínio com a magrela, ou simplesmente não sabe pedalar, o Pedal Bike Etc ministra o curso “Aprendendo a pedalar para iniciantes” todas as segundas-feiras, onde se tem conhecimento de noções básicas de segurança, de mecânica, de pilotagem, de comunicação no trânsito e de direção defensiva para trafegar na cidade.

A segurança é questão chave durante os passeios. Para participar do grupo, é preciso estar equipado e seguir algumas normas de proteção. Uso de capacete, luvas e roupas leves são fundamentais. Luzes de sinalização na bicicleta (farol dianteiro e lanterna) também são exigidas para evitar acidentes durante o percurso. Há pessoas, os chamados “Bike Anjos”, que dão apoio aos iniciantes. Mecânicos também seguem a caravana para qualquer eventualidade. Além disso, um carro de apoio dá suporte aos que tiverem qualquer problema no caminho.

Mulheres – As damas também têm um grupo exclusivo para dar suas voltinhas de bike pela cidade. O Pedal Rosa, uma alternativa para as mulheres que têm compromissos ao longo da semana e não aguentam o pique das trilhas mais pesadas feitas pelos homens, se encontra aos domingos pela tarde, na Avenida Litorânea. Todas vestem roupas cor de rosa. Homens também podem pedalar come elas, desde que vistam roupas do mesmo tom.

Mova-se!
Curso “Aprendendo a pedalar”
Duração: 5 semanas (todas as segundas-feiras)
Investimento: R$ 50,00
Pedal Bike ETC
Contato: 98 98163-5118 / 98 98753-4514
No facebook: http://www.facebook.com/pedaletc.eupedalo

Anúncios

2 comentários sobre “Pedalando pelas ruas de São Luís

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s