Parque Botânico da Vale em São Luís

Estudantes visitam Parque / Foto: Flora Dolores

Estudantes visitam Parque / Foto: Flora Dolores

São Luís carece de áreas verdes. Isso é fato! São poucos os espaços que ainda preservam a mata original e que têm uma boa estrutura para receber o público. Um deles é o Parque Botânico da Vale, que ocupa uma área de aproximadamente 100 hectares no Complexo Industrial Portuário de Ponta da Madeira, localizado na Av. dos Portugueses.

Conheça também a histórica Fonte das Pedras.

A visita ao parque é válida quando se percorre as trilhas ecológicas disponíveis. São quatro ao todo: Trilha do Angelim, Trilha da Mata Ciliar, Trilha de Restauração Florestal e Trilha dos Sentidos. Todas elas possibilitam maior contato com a natureza. Durante as visitas é possível contemplar diferentes espécies da flora como o pequi, o buritizeiro e a juçareira, ou mesmo perceber a presença do macaco prego, bicho preguiça, cutia, paca e tantos outros animais que habitam a mata.

Crianças na Trilha dos Sentidos / Foto: Reprodução Crescer PHD

Crianças na Trilha dos Sentidos / Foto: Reprodução Crescer PHD

Com cunho inclusivo, a Trilha dos Sentidos foi pensada para as pessoas com deficiência. Uma estrutura especial possibilita a elas a interação com o meio ambiente através dos cinco sentidos. Durante o percurso de 125 metros, que dura em média 30 minutos, o visitante poderá sentir a natureza através do cheiro das plantas, as cores vibrantes da flora, as texturas diferentes da mata, o sabor das frutas nativas e ouvir o canto dos pássaros e o balanças das árvores. O mais legal é que todas as informações apresentadas nesta trilha são traduzidas para o Braille.

Qualquer pessoa maior de cinco anos pode fazer as trilhas. Para isso é preciso usar calça e sapatos fechados e fazer o agendamento prévio pelo telefone. As trilhas são guiadas. Nas outras dependências do parque, uma bermuda e um calçado confortável é o traje mais recomendado. Crianças até cinco anos podem caminhar pela Trilha dos Sentidos ou terem como opção de atividades a Ecoteca.

Orquidário do Parque / Foto: Divulgação

Orquidário do Parque / Foto: Divulgação

Orquidário – Para que gosta de contemplar as flores, o Parque Botânico abriu em 2011 um Orquidário, que abriga em sua estufa coleções de orquídeas nativas dos mais variados biomas brasileiros. Atualmente os visitantes podem conferir uma coleção com cerca de 400 exemplares, distribuídas em 40 espécies de regiões como a Amazônia. Entre as principais espécies, podem ser apreciadas variações de Catasetum e Cattleya.

O Parque tem ainda várias áreas ao ar livre, gramados e áreas com jardins, além de um auditório e um anfiteatro com a estrutura composta por três salas de aula e uma sala de leitura. Como outra opção de lazer para a garotada, um parquinho infantil, contendo brinquedos feitos a partir de madeira de reflorestamento como gangorras e escorregadores.

Visite também a Fonte do Ribeirão.

O Parque Botânico Vale em São Luís está aberto para visitação de terça a domingo, das 8h à 16h, e está localizado na Avenida dos Portugueses, s/n, Anjo da Guarda. Somente para realizar visitas às trilhas precisa fazer agendamento pelo telefone 3218-6245. Para acessar as trilhas ecológicas, com exceção da Trilha dos Sentidos, é necessário ter o acompanhamento de orientadores ambientais.

Com informações da assessoria de comunicação.

Anúncios

2 comentários sobre “Parque Botânico da Vale em São Luís

  1. Parabéns pelo site! Moro em São Luís e não estou desatualizada dos programas que a ilha oferece. Foi muito útil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s