FMRB promove exposição Mulher em Destaque

Retrato de Elza Paxeco feito pro Letícia Desterro

Retrato de Elza Paxeco feito pro Letícia Desterro

No mês dedicado às mulheres, a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) apresenta ao público a exposição Mulher em destaque, que evidencia vida e obra de maranhenses de expressiva importância para o estado. A mostra fica em cartaz na sede da Fundação, no Convento das Mercês, de 10 a 28 deste mês, e poderá ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

Ao todo, serão 13 mulheres homenageadas. Todas elas contribuíram sobremaneira para a construção da sociedade maranhense, nos mais diversos setores, como saúde, cultura, educação e política, entre o século XIX e XX, época em que seu papel era limitado e sua vez e voz dificilmente levadas em consideração.

Conheça a Fundação da Memória Republicana Brasileira, com sede no Convento das Mercês.

Entre elas estão a atriz Apolônia Pinto, a médica Maria Aragão, a filóloga Elza Paxeco, a desembargadora Judith Pacheco, as prefeitas Lia Varela e Dona Noca, a deputada Dalva Bacelar, as escritoras Rosa Mochel, Laura Rosa e Maria Firmina dos Reis, a artista plástica Rosa Waquim, além de Ana Jansen e da pianista Lilah Lisboa, que será tema de palestra.

Painéis com texto e retratos contarão a história dessas 13 mulheres. Os retratos foram desenhados pela estudante de Arquitetura Letícia Desterro, que tomou com referencial fotografias e pinturas ofertadas pelos familiares, amigos e estudiosos das homenageadas, além de outras encontradas em bibliotecas e casas de cultura. Além dos painéis, no local também ficarão expostos fragmentos de obras e documentos delas, como a carteira de deputada de Dalva Bacelar.

“A FMRB entende que a data de 8 de março não pode cair no esquecimento, mas sim ser bastante explorada, divulgada e valorizada, para que se possa reconhecer e destacar a importância de cada uma dessas notáveis personalidades femininas para a história do Maranhão”, destacou Lenir Oliveira, coordenadora do projeto de pesquisa que balizou a exposição.

De acordo com a coordenadora, para a concretização deste trabalho foram realizadas pesquisas em instituições como a Biblioteca Pública Benedito Leite, a Academia Maranhense de Letras, Tribunal Regional Eleitoral, universidades, Biblioteca da Fundação da Memória Republicana Brasileira Padre Antônio Vieira, além de entrevistas com os familiares e estudiosos, que garantiram ampliar as informações sobre essas figuras femininas.

Palestras – A programação de Mulher em destaque terá ainda espaços para diálogo e debate com a comunidade com a realização de cinco rodas de conversas sobre temas diversos, como forma de fomentar as discussões sobre o papel da mulher na sociedade. A primeira delas, que ocorrerá amanhã, às 16h, na abertura da exposição, será A contribuição de Lilah Lisboa de Araújo para a vida cultural de São Luís, a ser ministrada pelo músico Simão Pedro, professor da Escola de Música do estado. Ao fim da roda de conversa, haverá recital de piano com Rosário Macedo.

Segundo a presidente da FMRB, Anna Graziella Costa, a exposição quer chamar a atenção para a importância da mulher na sociedade. “O dia 8 de março não é um dia apenas para comemorações, mas também para se firmar discussões que visem à diminuição do preconceito. Será um espaço para levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, contestando e revendo preconceitos e limitações impostos às mulheres ao longo do tempo”, afirmou.

FMRB tem exposição multimídia sobre história da República.

Anna Graziella Costa ressaltou que são muitos os exemplos de mulheres que buscaram seu crescimento e despontaram com ícones de luta pelos seus direitos. “A figura feminina está na liderança dos principais países europeus e pela primeira vez aqui no Brasil. Está à frente da Academia Brasileira de Letras, inserida em importantes postos no mercado de trabalho e também nas universidades. Apesar de todo esse avanço, o desafio é equilibrar amor, filhos e família com carreira e outros inúmeros afazeres”, comentou.

Mais

A FMRB, que em setembro do ano passado abriu sua primeira exposição multimídia, também proporcionará ao público a visita virtual. Os painéis da mostra “Mulher em destaque” ganharão sua versão digital e poderão ser vistos através do site da Fundação, no endereço www.fmrb.ma.gov.br. No sítio, será disponibilizado um texto que servirá de base para novos estudos sobre as 13 maranhenses homenageadas. De forma interativa, crianças e adolescentes terão ainda a oportunidade de participar de dinâmicas que estimulam a conhecer um pouco mais da exposição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s