Passos da Quaresma em São Luís

Passo localizado entre a Rua Direita e a Rua Formosa, em São Luís

Passo localizado entre a Rua Direita e a Rua Formosa, em São Luís

São Luís guarda em seu passado muitos costumes e tradições. Um deles, muito comum no período da Semana Santa, e que hoje já não existe mais, é a abertura dos Passos da Quaresma com a passagem dos tradicionais cortejos do Senhor do Passos. Segundo Nizeth Medeiros (1997), um dos motivos do desaparecimento das procissões foi a destruição da imagem do Senhor do Passos, que foi tomada por cupins.

Para quem não viveu àquela época, os Passos representavam as Estações da Crucificação de Jesus através das ruelas de Jerusalém. Na parte externa, os Passos assemelhavam-se a capelas, com portas largas e cruzes no alto. Dentro, o espaço tinha uma pequeno altar de alvenaria ornado com flores, velas e imagens sacras. Havia também um quadro referente a Estação da Via Sacra.

Conheça a Catedral Metropolitana de São Luís – Igreja da Sé

Passo da Rua João Victal com presépio natalino

Passo da Rua João Victal com presépio natalino

Ao todo eram 14 representações dos principais quadros da Crucificação de Cristo pelo Centro da capital. Contudo, hoje poucos são os Passos que permaneceram conservados, oferecendo boas condições de visitação. A maioria foi descaracterizada devido às obras de restruturação do Centro e da modernização dos casarões, que foram passando por reformas de geração a geração sem a preocupação com o patrimônio histórico.

A procissão saía da Catedral da Sé percorria todos os Passos, onde eram os fiéis faziam reflexões sobre a caminhada de Jesus Cristo para o Calvário, até a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. No Passo localizado no Largo de São João acontecia o encontro de Jesus e Nossa Senhora, momento em que se ouvia o Cântico de Verônica. Atualmente, o cântico pode ser ouvido na procissão do Senhor Morto, na Sexta-feira Santa, saindo da Catedral da Sé.

Dois dos Passos ainda permanecem conservados e são abertos no período santo e durante o Natal, quando são montados os presépios: um na Rua João Victal, localizado entra a Rua da Palma e Rua do Giz, e outro na Rua Formosa (canto com a Rua Direita).

Cortejo Natalino em frente ao presépio do Passo da Rua Formosa

Cortejo de Natal no presépio do Passo da Rua Formosa

Outros três Passos da Quaresma foram transformados: um na Rua Grande nº. 87, onde está firma Ribeiro Carvalho & Cia. Ltda. (bastante descaracterizado pela platibanda, pintura, acréscimo de uma porta sanfonada e pelas modificações no seu interior); outro na parede lateral da Igreja da Sé (em frente à Praça Benedito Leite) e um último num canto da Loja Maçônica Grande Oriente (voltado para a Rua de São João).

Referência:

Medeiros, Nizeth. Os Passos Sacros. In: Boletim da Comissão Maranhense de Folclore. Nº 07. São Luís: Junho, 1997.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s