Nomes curiosos de logradouros de São Luís

Andando por São Luís a gente passa por alguns lugares com nomes tão chistosos, não? Bem, o PasseioUrbano.com buscou saber a origem de alguns desses pontos que fazem parte do nosso cotidiano. As informações foram retiradas do livro do senhor Carlos de Lima, “Caminhos de São Luís”.

Bonde no Canto da Viração / Foto: Foster M. Palmer

Bonde no Canto da Viração / Foto: Foster M. Palmer

Canto da Viração

Quem não já marcou um encontro no Canto da Viração? O logradouro é a esquina da Rua Grande com a Rua do Passeio, no Centro. Bem, ali não tem as melhores brisas da cidade, nem é onde o vento faz a curva. Na verdade, o local foi chamado assim porque era o ponto aonde os bondes que vinha da Rua Grande viravam para seguir para a Rua Rio Branco, em sentido à praça Gonçalves Dias. Hoje o sentido do trânsito inverteu, mas o local continua sendo ponto de encontro de muita gente.

Beco do Quebra-Bunda

Um despenhadeiro existente na esquina da Praça João Lisboa com a Rua Formosa (Afonso Pena), o chamado Canto Grande, que um engenheiro tratou de dá uns cortes para evitar as quedas. Mas mesmo depois da investida, o trecho da Rua João Vital não deixou de ser menos perigoso. Quem passava pelo lugar corria o risco de cair com a bunda no chão. Também foi popularmente chamado de Quebra-costa. Hoje é conhecido como Beco da Pacotilha e deve-se ao fato de o prédio de azulejos verdes, na esquina, ter sido sede do famoso jornal do século XIX.

Beco da Bosta

Que nome mais estranho. Mas o Beco da Bosta é um beco estreito que durante o período colonial servia de passagem para os escravos levarem os tonéis de excrementos das famílias da cidade e jogá-los na maré, único meio de despejo da época, já que não existia rede de esgoto. Esses escravos eram chamados de tigres ou cabungos. Também ficou conhecido como Beco da Baronesa, porque na esquina ficava o sobrado da baronesa de São Bento. Hoje tem o nome de Travessa 28 de Setembro em alusão ao dia da assinatura da Lei do Ventre Livre.

Companhia Fabril Maranhense / Foto: Gaudêncio Cunha

Companhia Fabril Maranhense / Foto: Gaudêncio Cunha

Canto da Fabril

Um dos pontos de referência mais famosos da cidade, o Canto da fabril, tem esse nome devido ao fato de ali próximo ter funcionado a Companhia Fabril Maranhense, fundado por Crispin Alves dos Santos, quando o boom das fábricas sonhava modificar a cidade. O Canto da Fabril fica na intersecção da Rua Senador João Pedro e a Rua Grande (Oswaldo Cruz). Sim! A Rua Grande vai até ali. Oficialmente o Canto da Fabril compreende o trecho da Rua Senador João Pedro, antes uma continuação do Caminho da Boiada.

Beco da Caéla

O nome deste logradouro localizado no Centro de São Luís tem origem inusitada. Reza a tradição que vivia ali um português louco por crianças e que ao ver uma não resistia e pedia: “Dê-me cá, ela!”. Dá cacofonia surgiu o apelido. Hoje o beco, que começa no Anel Viário e termina na Rua Formosa (Afonso Pensa), antes um grande lamaçal, leva o nome do poeta Maranhão Sobrinho.

Rua dos Afogados

Segue da Rua do Egito até a Rua Rio Branco. Já chamou-se Rua dos Afogabugios. Conta-se que o divertimento dos meninos de antigamente era afogar os muitos macacos que existiam por aquelas bandas nas águas do riacho. Claude d’Abbeville descreve em sua obra que outrora, “uma fonte, particularmente bonita… cercada de palmeiras, guacos, murtas e outras árvores maravilhosamente grandes, sobre as quais se veem muitas vezes, monos, macacas e micos que vão beber água”.

Anúncios

7 comentários sobre “Nomes curiosos de logradouros de São Luís

  1. Bela materia! poxa que nostalgia de uma época que não vivi, mas que certamente que viveu era muito feliz, pois São Luis, naquela época era muito linda mesmo. Meus parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s