Prédios de São Luís têm luz especial para Outubro Rosa

Quem tem o olhar mais atento já reparou que a fachada de alguns monumentos de São Luís foi iluminada com luz especial em referência à campanha Outubro Rosa. A iniciativa visa conscientizar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Entre eles estão o Palácio dos Leões (Sede do Governo), o prédio do Tribunal de Justiça e o Palácio de La Ravardière (Sede da Prefeitura Municipal), localizados na Av. Dom Pedro II; o solar da Junta Comercial de São Luís, na Praça João Lisboa; e a histórica Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, na Praça Gonçalves Dias.

Conheça a bela e inspiradora Praça Gonçalves Dias.

A iluminação artística deixa os monumentos em destaque e acrescentam beleza a mais a esses que exemplares da arquitetura colonial maranhense. As luzes devem permanecer até o fim do mês, quando será encerrada a campanha Outubro Rosa, movimento popular comemorado em todo o mundo.

Palácio da Justiça / Foto: Anderson Corrêa

Palácio da Justiça / Foto: Anderson Corrêa

Igreja dos Remédios / Foto: Anderson Corrêa

Igreja dos Remédios / Foto: Anderson Corrêa

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera),  em São Paulo. Hoje, vários monumentos recebem a iluminação especial, entre eles o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; Congresso Nacional, Catedral Metropolitana, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, em Brasília.

O PasseioUrbano também aderiu ao movimento e vai usar a logomarca cor de rosa durante este mês.

Anúncios

Um comentário sobre “Prédios de São Luís têm luz especial para Outubro Rosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s