Exposição mostra a presença da química em nossa vida

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) te convida para uma fascinante experiência que promete estimular a imaginação de crianças e adolescentes durante a visita a uma animada casa onde é possível desvendar a presença da química em nossa vida. Trata-se da exposição “Cadê a Química?”, que será aberta nesta quinta-feira, 9 de outubro, às 17h, na sede da FMRB, Convento das Mercês (Desterro).

Convento das Mercês comemora 360 anos.

A exposição que já passou diversas capitais brasileiras, entre elas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, tem o formato de uma casa, que foi construída para se descobrir, de forma interativa e com muita diversão, os fenômenos químicos presentes em nosso cotidiano, seja em nossa alimentação ou no prazer e desconforto que sentimos quando sonhamos ou temos pesadelos.

Chuveiroquê é uma das brincadeiras da exposição

Chuveiroquê é uma das brincadeiras da exposição

São sete ambientes – varanda, sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço – onde os visitantes têm oportunidade de conhecer o mundo dos elementos químicos e das moléculas que fascinam os cientistas e tornam nossa vida possível.

No quarto, a química entra em ação para você entender o que acontece quando temos um pesadelo ou o que se passa quando estamos apaixonados. Por que afinal seu coração dispara quando vê a pessoa amada? Na cozinha, descubra como a geladeira, o micro-ondas e o fogão conservam e transformam os alimentos.

Um divertido jogo com o varal da área de serviço nos revela como os produtos de limpeza eliminam a sujeira e nos ajudam a cuidar das roupas e da casa. No banheiro, uma surpresa: o “chuveiroquê”, onde é possível ouvir e cantar músicas com menções diretas e/ou indiretas à química. E confira tudo o que você sempre quis saber sobre o cocô e nunca teve coragem de perguntar.

“Mais uma vez a Fundação da Memória Republicana Brasileira cumpre sua missão de fomentar a educação do nosso estado trazendo para São Luís esta instigante exposição que aborda de forma lúdica os conteúdos da Química. Uma exposição que faz uso de recursos interativos para estimular a aprendizagem e aproximar os estudantes ainda mais dessa disciplina, que é muitas vezes preterida”, disse a chefe da Casa Civil e presidente interina da FMRB, Anna Graziela Santana Neiva Costa.

A exposição “Cadê a Química” é uma produção da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Sociedade Brasileira de Química, com apoio local da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec).

A entrada é franca. Agendamento de grupos e escolas pode ser feito pelo telefone (98) 3221-3724. As visitações são monitoradas por estudantes do curso de Química, da Universidade Federal do Maranhão e da Faculdade Pitágoras.

Serviço: Exposição Cadê a Química? Visitações: Segundas, das 14h às 18h; Terça a sexta, das 9h às 18h. Onde: Sede da FMRB (Convento das Mercês). Entrada franca.

Fotos: Divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s