Projetos irão melhorar o paisagismo em São Luís

Dois bons projetos que envolvem o paisagismo e a preservação da flora ludovicense foram apresentados esta semana pela Prefeitura de São Luís. O programa “São Luís Cidade Jardim” e a implantação do Parque da Quinta do Diamante. Que a capital carece de áreas arborizadas, isso todo mundo sabe, mas quase nada se tem feito para reparar essa situação. As ideias da Prefeitura, que só poderão ser desenvolvidas de modo cooperativa com a iniciativa privada e, claro, com o apoio da população, são excelentes. Vamos ver se vai para frente.

O “São Luís Cidade Jardim” é um macroprograma de intervenção paisagística que visa transformar os espaços públicos da capital em locais ajardinados e ambientalmente aprazíveis. Este programa representa a ação efetiva do pacto por São Luís, em que o poder público e a sociedade civil dão as mãos para tornar a nossa cidade ainda melhor. O macroprograma se divide em oito eixos de ação: Portais da Minha Cidade, Jardim da Minha Escola, Jardim da Minha Casa, Jardim da Minha Rua, Jardim da Minha Praia, Minha Calçada, Minha Árvore e Jardim da Minha Empresa.

Conheça o Parque Botânico da Vale, em São Luís.

O programa vem exatamente com a proposta de promover iniciativas que melhorem os aspectos ambientais e paisagísticos da nossa cidade e estimulem nos moradores o espírito de pertencimento.  Entre outras ações, o São Luís Cidade Jardim tem como meta realizar o plantio de 1 milhão de árvores; simbolicamente, é uma árvore para cada habitante da cidade. A ação será desenvolvida por meio do projeto “Minha Árvore”, que vai incentivar que cada pessoa adote uma árvore, cuide dela e acompanhe o seu crescimento.

Já o eixo Jardim da Minha Empresa possibilitará às instituições adotarem praças, canteiros centrais ou rotatórias, em troca do chamado “marketing socioambiental”. O São Luís Cidade Jardim tem a meta de, até o final da gestão, contar com 20 rotatórias adotadas, assim como 40 praças e 30 km de canteiro central em avenidas. O empresário José Carlos Castelo Branco, proprietário do restaurante Cheiro Verde, é um dos parceiros do programa. Sua empresa já adotou o canteiro central na rotatória próxima ao restaurante, no bairro do Olho D’ Água.

Outro projeto será a implantação do Parque da Quinta do Diamante, abandonado a décadas pelo poder público. O projeto foi elaborado e pensado para preservar ao máximo as espécies nativas da fauna e flora do Diamante, resguardando as nascentes naturais e as trilhas que já existem na área do parque. A estrutura administrativa será construída no espaço hoje ocupado por uma edificação em ruínas e contará com duas salas administrativas, anfiteatro com capacidade para 50 pessoas, banheiros e uma cantina.

Já ao longo do Parque do Diamante, no chamado Espaço Lazer, serão instalados aparelhos de ginástica a exemplo do que ocorre na área do Parque do Bom Menino, além das trilhas ecológicas já definidas no Plano de Manejo do complexo. O projeto arquitetônico do parque foi elaborado a partir de parceria com empresas privadas, instaladas na cidade, como parte de um plano de compensação ambiental.

A empresa Franere foi responsável pelo custeio da elaboração do Plano de Manejo e do projeto arquitetônico, enquanto a Sá Cavalcante será responsável pelas despesas de construção do parque, orçadas em R$ 1 milhão.

Que esses novos ares cheguem logo e façam nossa cidade mais bonita e aprazível. Basta de tanto calor!

Com informações da Secom/SLZ / Imagem: Biné Morais

Anúncios

Um comentário sobre “Projetos irão melhorar o paisagismo em São Luís

  1. Tomara que tudo de certo mexmo porque esse calor ta do matar e depois dos ipês a cidade fica feinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s