Centro Cultural Vale é aberto com exposição indígena

Fachada lateral do casarão / Foto: Biaman Prado

Fachada lateral do casarão / Foto: Biaman Prado

São Luís ganhou um novo espaço para artes. O Centro Cultural Vale Maranhão foi inaugurado com a exposição “Um olhar contemporâneo das artes indígenas”, que apresenta ao público um conjunto de informações e objetos sobre as manifestações estéticas de povos indígenas do estado. A mostra, uma realização do Museu do Índio com patrocínio da Vale, fica aberta ao público até o dia 24 de abril de 2015, de terça-feira a sábado, das 9h às 16h.

O Centro Cultural Vale ocupa o antigo prédio do Liceu Maranhense.  O casarão que data do final do século XVIII situado entre a Rua do Giz e a Rua Direita, no Centro de São Luís, foi completamente restaurado para receber incialmente o Museu da Língua Portuguesa – Maranhão, fazendo parte das comemorações dos 400 anos de São Luís.

Conheça também o Museu de Arte Sacra de São Luís.

Na reforma, primou-se pela revitalização do edifício colonial resgatando as características arquitetônicas originais. O projeto restaurou a fachada, que ganhou tons de verde, reforçou a estrutura e faz adaptações internas para que pudesse abrigar um espaço museológico. Também foi refeita as enquadrarias em madeira de lei e a cobertura, que utilizou mais de 3 mil telhas de cerâmica fabricadas em Timon.

Para o processo de restauração, os profissionais que trabalharam diretamente no projeto fizeram prospecção arquitetônica do espaço para identificar a formação histórica e as transformações e reformas pelas quais o prédio passou. Além de ter abrigado o educandário, por onde passaram personalidades como escritores e poetas da terra, foi sede da Empresa Maranhense de Pesquisas Agropecuárias, ficando sem utilização por mais de uma década.

indio2A exposição – “Um olhar contemporâneo das artes indígenas” conta com peças que retratam os povos indígenas do Maranhão: Kaa’por, Guajajara, Tembé, Canela, Wajãpi, Kuikuro, Karajá, Asurini e Timbira. Toda a coleção possui grande expressão artística e seu acervo pertence ao Museu do Índio, referência neste campo de pesquisa e responsável pela preservação e promoção do patrimônio cultural indígena.

Com curadoria do antropólogo José Carlos Levinho, a mostra foi projetada exclusivamente para ocupar os espaços do Centro Cultural. Os visitantes poderão conferir diferentes adornos, representações corporais, além de fotos, filmes e registros sonoros recentemente restaurados por pesquisadores das etnias Wajãpi, Asurini e Karajá, entre outros.

O estudo foi realizado no âmbito do Projeto de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas – PROGDOC, desenvolvido pelo  Museu do Índio. O percurso da exposição inicia à direita da entrada principal do Central Cultural, ocupando boa parte do andar térreo, incluindo dois salões, varanda e pátio interno.

indio 3“Muitos  povos indígenas valorizam os objetos adornados, cujas técnicas de confecção e estilos se  diferenciam entre si.  Alguns são exímios ceramistas, outros  se destacam na arte de esculpir em madeira e há, ainda, os que possuem um sistema de embelezamento e de se relacionar por meio do corpo com pinturas sofisticadas.”, explica o curador e diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho.

O Centro Cultural Vale Maranhão, após receber sua primeira exposição temporária – Um olhar contemporâneo das artes indígenas – desenvolverá novas atividades ao longo de 2015, incluindo o diálogo com diversos atores regionais que contribuirão para a consolidação do plano de ocupação deste equipamento cultural.  O processo de implantação deve ser concluído no primeiro semestre de 2016.

Com informações da Assessoria de Imprensa. Imagens da exposição Paulo Mumia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s