Praias de São Luís: Praia da Ponta d’Areia

Os dias são quase sempre ensolarados em São Luís. E por se tratar de uma ilha, o tempo é ideal para curtir as praias da cidade, tomar água de coco e provar a gastronomia típica. A faixa litorânea da capital é extensa, compreendendo, entre outras, as praias da Ponta d’Areia, de São Marcos, do Calhau, do Caolho e do Olho d’Água, as mais frequentadas e com estrutura de bares, hotéis e restaurantes.

Antigamente, chegar até essa faixa litorânea da cidade era bem complicado. A facilidade foi alcançada com a construção da Ponte José Sarney, em 1970, que ligou o Centro à parte mais nova da cidade.

Leia mais: Ponte José Sarney, marco urbanístico de São Luís

A primeira praia que segue é a Ponta d’Areia. Já foi a mais freqüentada da cidade por causa de sua proximidade com o Centro (há apenas 4 km de distância da região). Com aproximadamente 2,5 km de extensão integra o Parque Estadual da Lagoa da Jansen. Localizada no bairro que leva o mesmo nome, é rodeada por hotéis, bares e clubes de reggae, como o Chama Maré e Trapiche. Ali próximo fica também a recém-inaugurada Pink Elephante.

A praia da Ponta d’Areia é a que mais sofre com ação da maré, em São Luís. A força do mar provoca a erosão, chegando a derrubar bares, calçadas e avenidas. A capital maranhense tem os maiores registros de variação de maré do mundo, chegando até 8 metros em determinadas épocas do ano, com predominância entre agosto e setembro, quando os ventos são bem mais fortes.

Para conter a erosão foi construído o Espigão Costeiro, que hoje é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.  O espigão propiciou, além contenção da ação erosiva, a prática de esportes. As praias de São Luís não são muito favoráveis para o surf, por causa da ausência de grandes ondas, mas em compensação são ideais para a prática do stand-up e outros esportes náuticos, que têm movimentado a orla.

Leia mais: Espigão Costeiro, novo cartão-postal da Ilha

1-webDSC_3373Lamentavelmente, hoje, segundo laudos da Secretaria de Meio Ambiente, a Praia da Ponta d’Areia não está propícia ao banho, mas muitos se arriscam a fazê-lo, especialmente nos finais de semana, quando fica lotada. Como as demais praias da capital, a Ponta d’Areia não tem as águas claras como em outros estados do país. As águas do Atlântico em São Luís são mais escuras, graças à quantidade de sedimentos depositados pelos rios que deságuam no mar e por causa da grande concentração de manguezais. No período de estiagem das chuvas, as águas ficam com tons verdes.

Apesar de tudo, a visita a esta praia deve estar no roteiro de quem vem à cidade. A vista do pôr-do-sol dali está entre as mais bonitas da capital. Depois, podem continuar o passeio pela Lagoa da Jansen e curtir os barzinhos e pubs mais descolados de São Luís.

Imagem: Fotoclube Poesia do Olhar / Reprodução internet

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s