Praias de São Luís: Praia de São Marcos

De janeiro a janeiro, muito calor em São Luís. Tempo propício para ir à praia – o que não falta na cidade, cuja faixa litorânea é bem extensa. Para provar a culinária local, conversar com os amigos ou praticar esportes, as opções são as praias da Ponta d’Areia, de São Marcos, do Calhau, do Caolho e do Olho d’Água que recebem diariamente milhares de pessoas.

Antigamente, chegar até essa faixa litorânea da cidade era bem complicado. A facilidade foi alcançada com a construção da Ponte José Sarney, em 1970, que ligou o Centro à parte mais nova da cidade.

Leia mais: Ponte José Sarney, marco urbanístico de São Luís

A Praia de São Marcos é uma das mais frequentadas da capital, sendo ponto de encontro de jovens. Com a extensão de 3,30 km, tem início nas proximidades do Forte de São Marcos, onde também há um farol com mesmo nome, e termina nas proximidades do Parquinho da Litorânea, onde deságua o rio Calhau.

Ali há um grande número de bares e restaurantes que servem principalmente frutos do mar. As especialidades são o peixe frito e o caranguejo toc-toc. Durante o dia, o local é espaço para a prática de esporte e outras atividades físicas, como a caminhada, para quem quer manter a saúde em dia. Desde as primeiras horas da manhã, centenas de pessoas aproveitam a bela paisagem para revigorar as energias.

pescadoresAo longo do calçadão, além dos quiosques padronizados feitos pelo Governo do Estado, muitos já descaracterizados pelos proprietários, há também equipamentos para a prática de atividades físicas. Logo no início da avenida, está a Praça dos Pescadores, como ficou conhecido o monumento “O Arrastão”, do escultor e pintor Cordeiro do Maranhão. Este é um dos cartões-postais mais emblemáticos de São Luís onde muita gente faz uma paradinha para as fotos.

Por causa da grande variação da maré, em certas horas do dia, a faixa de areia é bem extensa, fazendo com que os banhistas caminhem por muito tempo até chegar ao mar. A areia, então, transforma-se em um grande espaço esportivo. Traves de futebol, redes de vôlei, equipamentos para kitesurf e windsurf tomam conta do lugar, além das crianças que empinam suas pipas aproveitando o vento forte. Por falar em crianças, um passatempo para quem visita a orla de São Luís é contar os navios cargueiros que chegam para atracar no Porto do Itaqui. Já contei 42 em um único dia. De longe parecem brinquedos, mas são gigantes do mar.

Leia mais: Conheça a Praia da Ponta d’Areia

A noite chega e com ela as baladinhas. Em alguns dos bares, DJ e bandas animam os jovens. Há também quem prefira juntar os amigos para fazer luau na areia, outros se reúnem para tomar água de coco, enquanto existem aqueles que não dispensam o espaço para manter a forma. No parquinho, a criançada se diverte com o aluguel de brinquedos. Sim, porque o parque mesmo já não tem muitas opções por causa do vandalismo e do descaso do poder púbico.

Para terminar, em certas épocas do ano, principalmente em tempo de chuva, alguns pontos da praia ficam impróprios para o banho. O que é lamentável. De qualquer forma, vale a visita. Nem que seja para se despedir do ano velho nas festas de Réveillon.

Imagens: Divulgação / Mahatman Djalma

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s