Praias de São Luís: Praia do Calhau

5207561812_b72f7454e1_oCercada por água, a Ilha de São Luís oferece a autóctones e visitantes muitas opções de praias. As mais conhecidas – Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Caolho e Olho d’Água – ficam cheias especialmente nos fins de semana e feriados. Engana-se quem pensa que encontrar na cidade praias paradisíacas, como em outros estados do país ou pelo mundo a fora, não! Mas as praias de São Luís têm lá seu charme e suas curiosidades.

Prolongamento da Praia de São Marcos, a Praia do Calhau tem 2,10 km de extensão e considerada pelos frequentadores uma das mais bonitas. A paisagem tem areia fina, pequenas dunas com vegetação rasteira e um mar que recua até 8 metros, segundo a variação da maré, o que deixa uma extensa faixa de areia, onde se joga bola, empina papagaio, constrói castelos de areia, estende-se cangas para pegar sol ou corre muito para chegar até a água.

Leia mais: Conheça a Praia de São Marcos, em São Luís.

A paisagem ainda é formada pelo calçadão da Avenida Litorânea, urbanizado e movimentado, cheio de quiosques. Os quiosques foram feitos pelo Governo do Estado, mas muitos já foram descaracterizados. Aliás, há uma grande polêmica que envolve os proprietários desses estabelecimentos. Segundo o Ministério Público, eles infringem a lei quando ampliam o espaço desses quiosques, cercando parte da areia para demarcar o espaço de mesas e cadeiras, o que acaba cessando o direito de ir e vir dos banhistas (muitas vezes constrangidos de passar pelo local), deixando, assim, pouco espaço para adentrar a praia.

2326327439_55b3c06ea6Contendas a parte, o calçadão ferve dia e noite, com as músicas ao vivo e a diversidade de pratos servidos. De aperitivo, pasteizinhos com geleia de pimenta. Do outro lado da avenida, há boas opções de restaurantes, como Cabana do Sol e Feijão de Corda, onde a pedida é carne de sol ou frutos do mar acompanhados de arroz de cuxá. Também há uma infinidade de pizzarias. Além do mais, algumas opções de pousadas e hotéis para quem quer ficar bem próximo do mar.

Leia mais: Veja opções de hotéis em São Luís.

Ah, como ocorre em toda a orla, o espaço é propicio às caminhadas, corridas, ciclismo e outras atividades esportivas. Existe locadores e escolas de esportes radicais nas proximidades. Na Praia do Calhau também fica uma unidade do GBMAR, o Grupamento de Bombeiros Marítimos, sempre a disposição e dando toques valiosos para manter a segurança na praia. Nos meses de agosto e setembro, quando as marés mais altas são registradas e o mar fica mais forte há um maior registro de afogamentos e de queimaduras com as águas vivas que se espalham pela faixa de areia.

Bom lembrar que se deve evitar o mar quando ele está secando, é quando a correnteza fica mais forte e puxa os banhistas para o fundo do mar. Outro problema é que o vento forte sempre leva areia para o calçadão e para a avenida, deixando o lugar propicio a acidentes de carro, se estiverem acima da velocidade permitida. Saiba, ainda, que existe períodos do ano em que trechos da praia ficam impróprios para banho. Os trechos são sinalizados.

Para chegar até lá, táxi ou transporte público. pegar a linha Calhau/Litorânea, que passa por toda a extensão da orla. Se for aos finais de semana, evite pegar esta linha, pois anda sempre lotada.

Imagens: Reprodução da Internet/Governo do Estado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s