Praias de São Luís: Praia do Olho d’Água

São Luís é uma das três capitais localizadas em ilhas do Brasil, o que propicia à cidade belas paisagens naturais. As praias, com certeza é o que mais chama atenção. E na capital maranhense, a orla é bem extensa, dando a moradores e turistas diversas possibilidades de lazer, tendo em vista que ali o clima de verão, diferentemente das outras duas capitais (Vitória e Florianóplis), dura o ano todo. Com a predominância do sol, as praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Caolho e Olho d’Água estão sempre movimentas.

A Praia do Olho d’Água, a 13 km do Centro, foi na década de 1980 e 1990 uma das mais populares, aumentando a especulação imobiliária no bairro homônimo. Lá estão as grandes casas de veraneio da cidade. Hoje, as casas permanecem, mas a notoriedade da praia já não é mais a mesma, especialmente por causa dos pontos impróprios para banho.

Apesar de não ter uma calçadão como o da Avenida Litorânea, a Praia do Olho d’Água tem seus atrativos. Aliás, essa era a única que os carros podiam avançar a faixa de areia, o que foi proibido por lei municpal em 2012. Somente os bombeiros e propietários de casas à beira mar que podem dirigir pela faixa de areia. Os outros têm de estacionar nas ruas transversais que dão acesso à orla. Como acontece em toda a orla de São Luís, a maré varia muito, deixando sempre um imensa faixa de areia quando está na vazante.

praia do olho d'águaO vento na Praia do Olho d’Água é bem forte, favorecendo esportes náuticos, como surf e windsurf. No local, há também restaurantes, bares e pousadas que ficam cheios durante o fim de semana. Mas é nos dias úteis que a tranquilidade reina no local. Bom momento para descansar ou curtir o dia com a família. As crianças gostam de brincar nas poças que formam na areia quando a maré vaza. Os dias de festas também são movimentados. Na virada do ano, a praia é reduto de umbandistas e de outras crenças que vão fazer oferenda a Iemanjá. A praia também é um das preferidas para fazer acampamentos.

Uma curiosidade sobre a praia é a origem do nome, uma lenda antiga da cidade. Conta-se que ali estava um aldeia indígena. O cacique Itaporama tinha uma bela filha, a qual se apaixonou por um jovem e belo índio, que gostava de tomar banho de mar. Foi assim que sua beleza também aguçou o interesse da Mãe d’Água, que logo tratou de consquistá-lo com seu canto, levando para as profundezas do mar para nunca mais ser visto.

Desolada e só, a filha do cacique andou por muito tempo pela areia da praia, sem se alimentar, apenas sofrendo a perda de seu amor, a espera de que um dia o reencontra-se. Sem êxito e depois de chorar copiosamente, a jovem índia morre e é enterrada na fina e branca areia da praia. Tempos depois, brotaram do lugar de onde a índia havia sido enterrada dois olhos d’águas que formaram a nascente de rios que corriam para o mar. Dizem que são as lágrimas da índia que ainda chora pelo seu amor.

Lenda ou não, o certeza é que a praia é um ótimo lugar para ver o pôr do sol ao lado de quem verdadeiramente se ama.

Imagem: Reprodução internet

Anúncios

Um comentário sobre “Praias de São Luís: Praia do Olho d’Água

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s