Palácio de La Ravardière

O Palácio de La Ravardière, construído em 1689, uma das primeiras grandes construções da cidade, é a atual sede administrativa do Governo Municipal. Tombado pelo patrimônio histórico, está localizado em um dos pontos mais bonitos da cidade, a Praça Dom Pedro II, praça cívica da cidade, já que abriga as sedes dos poderes civil e religioso, incluindo o Palácio dos Leões (Governo Estadual), Fórum de Justiça, a Catedral da Sé e o Palácio Episcopal.

Conheça um roteiro pela Cidade Alta de São Luís.

Palácio de La Ravardière, remodelado em 1909.

Palácio de La Ravardière, remodelado em 1909.

Antes de ser sede da prefeitura, o casarão serviu à Casa de Câmara e Cadeia e após a mudança de função passou por algumas reformas que deram suas características atuais, entre elas um realizada na década de 1930, pela Prefeitura de São Luís, que buscava corrigir os defeitos das edificações da capital, interferindo também na estrutura deste prédio. A remodelação de alguns espaços públicos tinha como objetivo adaptá-los a novas condições de uso e higiene, conferindo-lhes salubridade. Entretanto, tinha-se a intenção também de adaptar esses espaços às novas tecnologias de transporte (automóveis), serviços (iluminação, esgotos, etc) e de construção (concreto) que surgem no início do século XX. A mais contundente reformulação ocorreu na sede da Prefeitura, com o acréscimo de oficinas e “garagens” para automóveis oficiais.

Seguindo a tradição arquitetônica da cidade, o prédio não tem grande altura. São apenas dois pavimentos que antes recebiam a carceragem e que atualmente foram adaptados para o trabalho administrativo da Prefeitura. Não há muita beleza ali, devido, talvez, à falta de organização.

palacio la ravardiereA fachada do prédio é assimétrica com uma concha e folhas de acanto estilizado que sugere um pequeno frontão. No pavimento superior, as janelas envidraçadas têm balcão sacado e são decoradas no alto. A decoração segue nas mísulas que sustentam as pequenas sacadas. No térreo, os vãos são em arco abatido, com bandeiras de ferro trabalhadas. A decoração, igual às das janelas superiores ficará apenas no arco principal. A escadaria de acesso ao pavimento superior merece destaque por seu desenho e corrimãos balaustrados. Recentemente, nas manifestações de junho de 2013, as janelas do Palácio foram quebradas e substituídas.

Conheça também o Palácio Cristo Rei, em São Luís.

8595550115_aced268c80_bO nome do prédio é uma homenagem a Daniel de La Touche, senhor de La Ravardière, considerado fundador da cidade. À frente do edifício há um busto em bronze do capitão esculpido pelo artista Bibiano Silva. Em datas comemorativas, a fachada do prédio recebe efeitos de luz decorativa, como no Outubro Rosa e no Natal.

Conheça a história da fundação de São Luís.

Fotos: Reprodução

Anúncios

Um comentário sobre “Palácio de La Ravardière

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s