Cacuriá, dança ludovicense

O sensual e divertido Cacuriá é uma dança ludovicense muito comum nos arraiais juninos da região. Segundo pesquisas, o Cacuriá surge em 1975, pelo casal Dona Filoca e Seu Lauro, como parte do encerramento profano da Festa do Divino Espírito Santo – na semana de Petencostes – e mais tarde integraria a programação de São João. Inicialmente, a dança era introduzida por ladainhas acompanhadas apenas por caixas do divino (pequenos tambores tocados apenas por mulheres nas procissões da Festa), mas com o tempo foram incorporados outros instrumentos, como banjo e flauta, nas apresentações.

Leia mais: Conheça também o Tambor de Crioula.

Ao longo do tempo, também foi se sensualizando as coreografias da dança. Os grupos de Cacuriá se apresentam em formato de roda, em pares, em que as mulheres usam blusas curtas e longas saias rodadas, ornadas com flores, que dão maior movimento aos passos marcados. Os homens usam geralmente coletes, às vezes sem camisa por baixo, e calças curtas.

Os passos, aliás, são cheios de gingado e malícia. As mulheres rebolam os quadris, enquanto os homens as cortejam. Os casais formam rodas ou filas, em sua grande maioria agarrados. Algumas músicas já são conhecidas do público, estando presentes no imaginário popular, outras são feitas de improviso. A maioria delas tem letras de duplo sentido. Entre as canções estão Assa cana, Jabuti, Rolinha, Mariquinha e Jacaré.

cacuriáAlguns pesquisadores assemelham o cacuriá maranhense com o carimbo. Em São Luís, um dos grupos mais conhecidos é o Cacuriá de Dona Teté. A folclorista que deu nome ao grupo já é falecida, mas suas músicas são bastante difundidas.

Imagens: Reprodução / O Imparcial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s