#EuIndico: 5 locais a visitar no Centro Histórico de São Luís

Por Jock Dean, jornalista e amante de história e cultura local

Eu adoro São Luís. Acho nossa cidade uma das mais lindas do Brasil e lamento que não sejam feitos investimentos a contento para preservar nossa história, cultura e meio ambiente. O meu lugar preferido na cidade é o Centro Histórico. Adoro ficar observando as construções coloniais e imaginar a cidade dos séculos XVIII e XIX. No começo do ano, um grupo de amigos veio de Recife (PE) conhecer a cidade. Como tínhamos pouco tempo, fizemos um passeio bem rápido pelo bairro da Praia Grande. Então, se você também vem com o tempo curtinho, aqui vão cinco coisas que dá para fazer no Centro Histórico e conhecer um pouco da história e cultura locais:Reproducao - Mahatamadjalma Ferreira1 – Praça Dom Pedro II – é a principal praça da cidade e cenário da fundação de São Luís, em 1612. Lá ficam as sedes da Prefeitura, do Governo do Estado e a Arquidiocese de São Luís. Três prédios de arquiteturas incríveis. Do muro do Palácio dos Leões – sede do Governo – é possível contemplar um lindo pôr do sol na Baía de São Marcos, entrada marítima dos europeus na cidade antiga.Mahatamadjalma Ferreira2 – Rua Portugal – dá para ir andando da Pedro II para a Portugal. A rua tem esse nome por causa do conjunto de azulejaria portuguesa na fachada dos casarões coloniais e a incrível semelhança arquitetônica entre esse pedaço da cidade e a Lisboa Pombalina. Nas ruas próximas ficam muitos dos casarões e antigos armazéns da cidade.

3 – Feira da Praia Grande – alguns passos depois da Rua Portugal e se está na feira. A mais antiga e tradicional da cidade. Lá é cheio de produtos típicos da terra. Dá para experimentar a nossa tiquira, nosso Guaraná Jesus, camarão seco, doces de buriti e murici…biné-morais e raphael-gallo4 – Beco do Quebra-Bunda – se você não exagerou nas doses de tiquira, dá para visitar um dos becos mais tradicionais da cidade. Assim que estiver diante dele, você vai entender o porquê do nome e, se tiver bebido o suficiente, talvez até o descubra na prática. De lá dá para dar uma espiada também no Largo do Carmo, um dos logradouros mais antigos da cidade.

5 – Tambor do Mestre Amaral – aí já é noite e essa é o melhor local para conhecer uma das manifestações típicas da nossa cultura popular, o tambor de crioula. Tradicionalmente, só as mulheres podem entrar na roda para dançar, mas ninguém resiste em arriscar uns passos mesmo de longe enquanto se observam as saias girarem ao som dos tambores.
jock dean

Jock Dean, 
jornalista e amante de história e cultura local
Instagram: @jockdean
Imagens: Reprodução / Mahatamadjalma Ferreira / Biné Morais / Raphael Gallo

Anúncios

6 comentários sobre “#EuIndico: 5 locais a visitar no Centro Histórico de São Luís

    1. Os grupos de bumba meu boi começam a se apresentar em maio. Talvez você nao consiga ver antes. Ja os tambores de crioula (alguns grupos) fazem apresentações sexta-feira na Praça da Faustina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s