Lenda da Praia do Olho d’Água

A Upaon-açu (a Ilha grande, como era chamada São Luís) antes da chegada dos homens brancos era morada de índios. Uma das tribos da região era a aldeia chefiada pelo índio Itaporama, localizada nas redondezas de onde se encontra hoje a Praia do Olho d’Água. Conta a lenda que sua filha, uma jovem e bela tapuia se apaixonou por um dos índios guerreiros da tribo que apreciava os banhos no mar.

Leia mais: Conheça também a lenda da Manguda

Em um desses banhos, o jovem índio foi visto pela Mãe d’Água e provocou nela uma ardente paixão. Encantada pela sua beleza, ela o enfeitiçou com seu canto e carregou-o para as profundezas do mar onde permaneceu para sempre. Com o desaparecimento de seu amor, a filha de Itaporama ficou desolada e vagou pela areia da praia deserta na esperança de encontrá-lo novamente.

Os dias passaram, a tapuia deixou de se alimentar e mergulhou-se em prantos até fenecer, por fim encoberta pela areia. No local que foi enterrada, surgiram dois olhos d’água que se tornaram nascentes de um rio que corre para o mar. Dizem que essas águas são lágrimas da índia apaixonada que mesmo depois da morte ainda lamentava a falta de seu amor. Daí o nome que hoje recebe a praia.

Leia mais: Conheça a Praia do Olho d’Água, em São Luís.

Esse trecho da orla de São luís, que já foi um dos grandes pontos turísticos da cidade, atualmente é considerado impróprio para o banho segundo estudo de balneabilidade. Mas a praia do Olho d’Água ainda atrai muitas pessoas e encanta pela beleza, especialmente no pôr do sol.

Imagem: Fernando Cunha/Reprodução da Internet ( A imagem é do monumento da mãe d’água na Praça Dom Pedro II).

Anúncios

Um comentário sobre “Lenda da Praia do Olho d’Água

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s