Cartas Glórias, nova exposição do Museu de Arte Sacra

Na missa em latim, celebração da igreja católica praticada desde o século XVI até meados do século passado, o sacerdote realizava a liturgia voltado para o altar onde ficava as Sacras, quadros artisticamente emoldurados com manuscritos contendo orações, hinos e ritos litúrgicos. Essas relíquias podem ser apreciadas na exposição ‘Cartas Glórias’, no Museu de Arte Sacra, anexo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM).

Com entrada franca, a exposição pode ser visitada no Museu de Arte Sacra no período de 15 de setembro até 16 de outubro, de terça a sexta-feira, das 9 às 17h30, nos sábados de 9 às 16h30 e nos domingos, de 9 às 16h.

Leia mais: Conheça o Museu de Arte Sacra do Maranhão.

Sob a curadoria da assessora de serviços de Difusão Cultural do MHAM, Graça Nina, a exposição faz parte do projeto ‘Reserva Técnica – preservação aos nossos olhos’ que tem por objetivo levar ao público, em exposições temporárias, peças originais do acervo permanente do museu. “Nossa intenção é promover uma compreensão da história por meio de um diálogo com a sociedade mostrando os costumes e as tradições de uma época”, explicou Graça Nina.

No acervo em exposição podem ser apreciadas as sacras em latim com seus vários estilos de moldura, letras, gravuras religiosas. Na sacra do centro, considerada a mais importante e também a de maior em tamanho, está o hino do Glória, daí o nome cartas-glorias. Também estão a oração do Credo, as orações do ofertório, a fórmula da consagração do pão e do vinho e as orações depois da comunhão. Na da direita havia as orações do lavabo, que é o rito de purificação das mãos do padre e na da esquerda o Prólogo do Evangelho de São João, também chamado, o último Evangelho, pois proclamado ao fim de cada Missa, pelo seu grande valor espiritual e teológico.

Serviço: Exposição ‘Cartas Glórias’, no Museu de Arte Sacra(Praça Dom Pedro II, centro, Palácio Episcopal). Visitação: 15 de setembro até 16 de outubro, de terça a sexta-feira, das 9 às 17h30, nos sábados de 9 às 16h30 e nos domingos, de 9 às 16h. Entrada franca.

Com informações da Assessoria de Comunicação. Imagem: Edgar Rocha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s