São Luís Colonial em exposição no Arquivo Público

Em comemoração aos 404 anos de fundação da cidade de São Luís, o Arquivo Público abriu exposição de documentos históricos que retratam como a cidade era administrada nos períodos do Brasil colônia e império. Trata-se da exposição ‘História de São Luís nos livros da Câmara’ com registros do período de 1645 a 1899. Os documentos ficarão em exposição até o dia 30 de setembro na sede do Arquivo Público, Rua da Nazaré, 218, Centro. O horário de visitação é das 8 às 18h.

“A história registrada nos livros da Câmara é importante porque naquela época era a Câmara que administrada a cidade. Ela tinha as duas funções, legislativa e executiva, e, portanto, revela os aspectos da sociedade, da economia, política e cultura da época”, explicou a historiadora e diretora do Arquivo Público, Maria Helena Spíndola.

Leia mais: Conheça a história do Arquivo Público do Estado.

Informações como preços de alimentos, limpeza da cidade, distribuição de terras e outras curiosidades estão nos livros do acervo da Câmara de São Luís (1645 a 1899). São correspondências de autoridades dirigidas à Câmara de São Luís, no século XIX, que mostram como a cidade era administrada.

Livros – Fazem parte da exposição, ainda, livros de autores maranhenses sobre esse período histórico. Entre as obras em exposição estão ‘Sob a mira da câmara: viver e trabalhar na cidade de São Luís, do professor Carlos Alberto Ximendes, A Fundação Francesa de São Luís e seus Mitos, da professora Maria de Lourdes Lauande Lacroix, além do Livro de Acórdãos da Câmara de São Luís (1645 a 1649) do Arquivo Público do Maranhão.

“O Arquivo Público do Maranhão faz uma homenagem à cidade de São Luís, com essa exposição dos Livros da Câmara de São Luís por se constituírem um patrimônio de relevância para o conhecimento da história política, social, econômica e cultural da cidade de São Luís”, ressalta Maria Helena Spíndola.

Serviço: Exposição História de São Luís nos livros da Câmara, no Arquivo Público do estado, Rua de Nazaré, 218, Centro. Visitação: 8h às 18h.

Com informações da Assesoria de Comunicação. Imagem: Reprodução internet

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s